-

segunda-feira, 17 de março de 2008

Minutos depois...


Não vou dizer que não vejo estaria a mentir, mas já que por aqui sou conhecida pelas criticas vou reforçar a ideia :P
Já repararam que numa novela há sempre a familia rica e a familia pobre ?
E que os seus filhos se apaixonam ?
E que depois desconfiam que são irmãos?
Que a namorada/o de uma das personagens não larga o casal?
E depois há as provas e afinal não são irmãos, e vem o casamento e os filhos.
Quer dizer vemos uma novela durante 9 meses, esperando o seu final que já sabemos mal começa, pois os protagonistas mal se vêm apaixonam-se ao apanhar os livros que deixaram cair ao mesmo tempo.
Em Portugal podemos dizer que as nossas novelas estão a ganhar bastante qualidade, porém há que admitir que as novelas são instrutivas na maioria, e que há uma personagem com a qual nos identificamos, mas na maioria o seu final é sempre cor-de-rosa, e já esperado.
Acho que a aposta em novelas de outro tipo teria futuro, pois por vezes mudar cria novos fãs.
Esta é a minha visão, claro que nem todas são assim, mas a analisar pela maioria que tem passado, quase que poderiamos escrever um história que se narrasse várias.
É a minha opinião, e a vossa?
Queria agradeçer os simpáticos comentários que tenho recebido, pois pode parecer que não mas dá mais graça escrever para mais pessoas, ainda por cima que sabem defender seus ideais.
Marta

41 remendo(s):

Ana Beatriz Frusca disse...

Infelizmente há esses cliches mesmo em novelas, e por isso não vejo nenhuma...tem um rock dos anos 80, chamado A Televisão dos Titãs que faz uma crítica a essa alienação de massa.
Qto ao texto que postei, vc tem razão: pq a menina protagonista tem que ser bonita..é verdade, ainda que fosse feia ela teria os mesmo direitos, né?
Mas eu achei o texto tão cuti cuti! Hahahahaha.
Obrigadaça pela visita...adorei seu comentário...volte sempre, tá?
Boa sdemana pra vc!

Beijão.

Coragem disse...

As poucos novelas que vejo (actualmente nenhuma)retratam realmente histórias identicas, suponho quererem eles, assemelha-las à vida real...O pobre o rico, e a fusão de ambos.
Pena é que nem sempre na vida real, o final seja sempre feliz como nas ditas.
Beijinho

Adri disse...

Oiii Marta... não assisto novelas pq causa disso, é sempre a mesma historia e o mesmo final... obrigada por sua visita, sera sempre bem vinda. tenha uma otima semana ;) Bju

Anónimo disse...

Agradeçot o comentario no meu blog. Bem e verdade o que dizes e como rapaz q sou tb as vejo (quando calha) e as historias, o enredo, accao e sempre a mesma. N desgosto das novelas, mas nao faço delas um passatempo mas terei de concordar contigo...e uma verdade. Pelos vistos tb es aquario e esse qase vicio de ter visoes sobre o que te rodeia tb explica muita coisa.

Beijinho

Anónimo disse...

Farei concerteza ;)

Anónimo disse...

Aparece tambem quando quiseres, vou postar agora*

Unknown disse...

Olá!
Bom, eu não assisto novelas.
Mas acho que a gente tem que olhar para um outro lado delas, que não esses de romances e paixões súbitas. Acho que por trás disso, tem coisas interessantes sim, sei lá...

Amanda Pereira disse...

Oiee...
O problema não só das novelas mas de vários programas de TV é justamente esse, a repetição. A mídia é hoje a maior arma que a política tem nas mãos, uma arma de manipulação. No Brasil, um ator para ter reconhecimento precisa trabalhar na Globo, ser Global. Músicas que fazem sucesso, são aquelas que passam nas novelas, já a divulgação de programas culturais oferecidos gratuitamente não acontece. Canais que valem à pena, ficam cada vez mais raros. E infelizmente é assim, por mais que critiquem novelas, o Ibope sempre está lá em cima!

Obrigada pelas visitas lah no blog.
Boa semana!!
Beijinsss

Susana disse...

quando era pequena achava piada a novelas. depois deixei-me disso... os enredos sao demasiado repetitivos... acho que as produtoras so tinham a ganhar se arriscassem em algo totalmente diferente. mas que se ha-de fazer? nao ha nada como fazer 1427 novelas iguais (com titulos diferentes, atençao:P... o titulo muda tudo.eheh) para cativar as massas...

Anónimo disse...

Ja actualizei e o teu nome no blog ;)

Heloisa Ikeda disse...

Antes de tudo uma perguntinha
vc é de portugal?? heuhehe

E quanto a novelas, eu não assinto a um boooom tempo. Alias já foi a época que eu gostava de acompanhar novelas, mas confesso que as que eu acompanhei eu adoro até hoje, como é o caso de "Coração de Estudante" que está sendo reprisada e que eu fico triste de não poder ver de novo.
E claro que concordo contigo, os enredos não tem sido muito criativos, sempre a mesma coisa em toooda novela.
Hoje eu digo que novela é perda de tempo, pior que isso só bigbrother heueheuheuheueh
beijos :*

Araúja Kodomo disse...

Tenho qe dizer qe nao vejo novelas !
Nao vejo mesmo !!!
Nao sou daqelas pessoas qe ve e diz qe nao !!!
Nao vejo mesmo, nao gosto, as historias sao futeis, os actores (alguns) sao demasiado plasticos, outros sao top models transformados em actores (e ainda por cima maus actores)...
Para mim nao tem nada qe se aproveite...
Mas posso dizer qe tive bastanta pena qando o "Dino" faleceu...
Acho qe era dos poucos qe tinha jeito praqilo...
Mas novelas nao e' mesmo nada as coisas qe me faz perder tempo a olhar pra tv !!!
<3'te

Sérgio Figueiredo disse...

Marta,
Devo confessar que não assisto a novelas, embora reconheça pelo pouco que vi, os excelentes actores que vocês têem e até as histórias. Mas...o final é sempre o mesmo, tal como dizes. É isso que fideliza as audiências e eles não podem fugir muito. Mas afirmo, não vejo novelas.

Bjs

Rosamaria disse...

Marta
Acho que tens razão, mas há muito tempo não assisto novelas. Como a Heloisa Ikeda falou, novela e, principalmente BBB, é perda de tempo.
Bjim.

Krika disse...

Hey Marta!
Pois é menina, eu amo a F1!!! rs

Quanto as novelas, assim como nos filmes, são previsiveis demais, fugindo da realidade (uma vez que, afirmam se basear na vida real).

Super Beijo! ;)

Oliva verde disse...

Gostei muito do teu espaço.
A maturidade com que escreves, a perspicácia que revelas, a atenção que dispensas ao mundo, farão com que regresse. Obrigada por nos fazeres acreditar que temos uma geração jovem, dinâmica, feliz e atenta!
Beijinhos

Camilla disse...

Eu adoooro novelas.
Aqui no Brasil o que mais tem é novela...Mas isso é fato, eu acho que eles continuam com essa fórmula de família pobre e rica porque dá audiência.
Mas eu ainda vou escrever uma que fuja totalmente desses padrões.

Bjão!! ;**

mdsol disse...

olá Marta

Tens aqui um lugar bem bonito. Quanto às novelas....como tu dizes muito bem...o novelo é (quase) sempre o mesmo...
bjs

Gata Verde disse...

Deixei de ver novelas por isso mesmo.
Minto,estou a ver agora "Desejos proibidos",porque vai contra ao normal. Esta novela faz-me rir!

Beijinhos

Menina Nina disse...

São todas iguais mesmo!! não tem jeito!!!! E o pior, cada uma consegue indices de audiência maiores que as outras!!!!

Ana disse...

Obrigada pela visita no Roccana!

Teu blog é muito interessante!

Confesso que há muuuuito tempo não assisto novelas, mas gosto das que são cheias de fantasias, enredos, climas...

De realidade já chega o noticiário!!

\ Linenha.♥ disse...

Oii amigaa;D
imaginaa;D vc ki é simapticaa;d e TEM BOAS IDEIAS PARA ESCREVER AKI ;D
Beijos

Treasureseeker disse...

Olá,Marta.Venho retribuir a tua visita ao meu blog e dar a minha contribuição para o post que publicaste.
As telenovelas,de uma maneira geral,são a continuação modernizada e mais massificada,dos contos-de-fadas antigos.Tudo tem que acabar bem;a menina (ou menino) pobre casa com o menino (ou menina) rico;o vilão tem o seu justo castigo no final.E subjacente a tudo isto,existe sempre uma moral a extrair da história.Com pouquíssimas excepções,quem vê uma vê mil,porque o esquema é bem definido e mantém-se.
Também gostei do teu blog.

Até já!

Rafeiro Perfumado disse...

Eu novelas dispenso, divirto-me mais (a maior parte das vezes) a surfar pela blogosfera. E olha que por aqui também há com cada história...

Um grande RAUF para ti!

Teresa Durães disse...

por ser demasiado evidente, deixei de ver televisão e novelas

Anónimo disse...

olá Marta, eu torno a simpatica visita que fez no meu blog. nao opino sobre as novelas porque eu nao vejo.Se voce quiser eu faço os comentarios em castellano y voce em portugues.Eu leio mellor que escrevo.beijo
anamorgana

Uma mulher disse...

Oi linda, antes de começar, vou responder sua pergunta sobre meu post, sim fui em quem escreveu ok! e que bom que tenhas gostado.
Sobre teu post as novelas andam meio cheias de repetições, e acho que deveriam mudar algumas coisas sim e não serem tão previsíveis.
Beijos

Paulo Vilmar disse...

Marta!
As novelas acabam por tirar o convivio das pessoas. Ninguém mais conversa, ficam todos discutindo os enredos banais...Acho pura perda de tempo, prefiro um bom livro como companhia!
beijos.

Débora Val disse...

Exacto, vemos o primeiro minuto da novela e já sabemos o final.

Os maus acabam mal e os bons acabam bem e vivem felizes para sempre.

Julgo que os produtores deveriam mudar um bocadinho os finais das novelas. Um thriller nunca fez mal a ninguém.

Beijos.

Loh_rayne disse...

Acho que ainda assistimos novela;
sonhando com que um dia nossa vida tambem seja assim;

pois o final ja é esperado; afinla é sempre o mesmo;
o casamento os filhos e o viveram feliz para sempre... Fim !

adorei aqui; escrevers muito bem;*

Samara disse...

A gente assiste, assiste e não cansa de ver a mesma história com atores diferentes né?!
Talvez uma mudança fosse legal...mas acho que as emissoras pensam mais ou menos assim:
"Pra que mexer em time que tá ganhando?"

então até que a gente fico louco de pedra de tanto ver a mesma coisa....nada vai mudar
^^

Mar e Ana disse...

hehe
realmente, as histórias são sempre as mesmas... mas acho que é porque o público já espera isso e quanto aos finais felizes, por mais clichê que sejam, tbm é o que os telespectadores esperam e as novelas não podem desagradar...


:*

Fernando Serra disse...

Novelas são o tipo de arte mais clichê hoje em dia...
Aqui no brasil está sendo exibida uma até engraçada, LaLola...
Só não a assisto porque me falta tempo, no entanto é a coisa mais original em termos de teledramaturgia nos últimos 8 anos!

Luna disse...

é na dualidade que se encontra o equilibrio,mas os opostos fazem falta para despertar emoções
beijinhos

osátiro disse...

É um tema que prende a atenção; desde que o Eça inventou isso...

' JoH Pαulα:D disse...

obriaga volta sim tá perfect aqui

bjss

Rute Fernandes disse...

Tens toda a razão... até eu que vejo rasgos de episódios de semana a semana... percebo perfeitamente a história das novelas!


Previsível é pouco... é mesmo muito pouco estimulante!

Beijinho Marta*

Lisa disse...

Oláa amiga...

Não sou de ficar assistindo novela mto não...(apesar que estudo a noite...) rsrs...

PS:Obrigada pelo carinho...

Lindo dia pra ti amiga...

Beijosss...

Maria Laura disse...

Tempo houve em que via uma ou outra novela. Agora cansei, talvez por serem tão iguais e tão previsíveis.

Obrigada pelas visitas.

Gabriela de Sousa disse...

Oláaaa!
Não ligues, estou num dia de boa disposição.
É assim: pessoalmente, não sou fã de novelas, a não ser que estas se mostrem realmente interessantes.
O que mais me irrita é que há sempre uma pessoa coitadinha apaixonada por outra que, na maior parte das vezes, está para se casar com outra, que é uma cobra e que faz trinta por uma linha e a outra pessoa, burra e tapada como sempre, não vê nada do que lhe fazem nas costas (e, às vezes, diante do nariz).
Mas uma novela com gente inteligente até que vejo :)Mas sim, acho que as novelas portuguesas estão a melhorar, bem como o argumento e enredo da obra em si.

Nota: adorei a música (claaarooo! Sou evidente.)!
Já agora, durante 5 dias não vou aparecer por cá... vou voltar para a aldeia. Pode ser que encontre uns cavalos (pena que não tenha cavaleiros a sério) :P

Beijos

Rackel disse...

Por isso q eu não vejo mais novelas! rsrsrs

Tem mais coisas interessantes pra se fazer na hr da novela... vá ler um livro, por exemplo. Entra na internet e leia blogs... sei lá.

Se a audiencia cair mto, a tv vai ter q mudar. E pode ser q venha coisa melhor por aí...

Pelo menos isso é o q eu penso!

Ah, obrigada pela visitinha lá no blog e, aproveitando o comentario, Feliz Páscoa tb!

bjs

© oblogdocorte 2007. Todos os direitos reservados