-

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Rubrica I

Quem for meu leitor facilmente percebe que um dos temas que mais abordo, ou abordava antes da era dos poemas, é o dos animais.
Reconheço que esta preocupação com eles se elevou aquando da chegada do meu gato à minha vida.
Em miúda já gostava de animais, dizendo que ia ser veterinária, algo que agora com mais maturidade sei que ia fazer com todo o gosto mas não com grande facilidade.
Dizem as pessoas mais próximas do meu ser, que sou uma pessoa bastante cerebral. Que não mostro as minhas emoções. Que gosto de parecer inquebrável. Talvez.
Mas a verdade é que nas pequenas coisas, para nós simples mortais, demonstro alguma emoção. Quando por exemplo querem matar uma borboleta da noite, tanto protesto que depois acabam por apanhá-la e soltá-la.
Na minha opinião um mundo sem animais não seria mundo. Temos um pouco a mania da superioridade, em que comemos os animais, vestimo-nos com eles, fazemos testes neles, desfrutamos da sua companhia… mas sem eles vivíamos igualmente. Viver, até podíamos viver agora viver na plenitude, duvido.
Por vezes gero debates, na sua maioria à mesa, quando chegamos ao tema do vegetarianismo. Apesar de ser carnívora, não descarto essa opção, pois apesar do cliché de que eles existem para nosso sustento, isso parece-me teoria de conformistas. Eu por enquanto ainda o sou.
Sei que pode parecer excentricidade e assumo que talvez o seja, mas muitas vezes dou por mim a dizer que quando tiver a minha casa vou ter mais animais que pessoas.
Para mim eles são muito mais inteligentes do que nós os queremos fazer, daí a minha absoluta aversão a circos, festivais e tudo o que façam os animais parecer bobos. Ganhar dinheiro com o trabalho de um ser que muitas vezes é torturado, parece-me... ********
Nós, humanos temos muito a mania de que desde que estejamos bem os animais, ou outros, também estão. A isso eu chamo egoísmo.
Este tema foi-me proposto pela dona do Purgatório cá do sítio, Débora Val. Celebramos uma parceria, em que mensalmente escrevemos um texto com o tema proposto pela outra.
Já não vinha aqui escrever desde dia 31 de Dezembro de 2008. Posso dizer que o meu blogue este ano se iniciou com um mês de atraso…





© oblogdocorte 2007. Todos os direitos reservados