-

sexta-feira, 28 de março de 2008

Vôo antecipado


Ave que voas,
Não me queres levar?
São tantas as névoas
Que já te vi passar.

O Homem inveja-te,
Sonha um dia voar,
Por vezes alveja-te
É a brutalidade no ar.

Tuas cores,
Teu canto,
Onde fores,
És tanto.

Ave que és,
Deves sempre voar,
Leva os teus bebés,
Sem nunca parar.

Os bichos te alimentam,
As flores te agradecem,
As carícias,
Porque as aves assim merecem.

As migalhas apanhas,
Foges do gato,
Aproveitas as aranhas,
Que servem de prato.

E assim faço a minha dedicatória,
A seres que me são vizinhos,
Pela sua cantoria e simpatia.
Seus nomes? Passarinhos.


[Fiz este poema a pensar no dia 1 de Abril, Dia Internacional das Aves, porém na incerteza de poder colocar na data referida, coloco-o hoje, até porque no dia 1 há para mim outro acontecimento que vou referir mais tarde]

terça-feira, 25 de março de 2008

Coisas de Família


É sem dúvida uma família diferente, numerosa e com muitas diferenças entre si.
Os rapazes são os irmãos mais velho e mais novo respectivamente, o Sábado e o Domingos, que devido á sua mentalidade deixam o trabalho para as irmãs (coincide com os nomes da semana a eles correspondentes?)
A Segunda é a irmã mais velha das raparigas, que enfrenta sempre o trabalho com uma cara muito rezingona e queixa-se de tudo e de todos, vê os seus irmãos com rispidez e o que ela quer mesmo é que eles passem rápido.
A Terça, de baptismo Natércia, é uma rapariga jovem e conformada, que carrega com os problemas da sua irmã Segunda, porém a ansiedade é a mesma, não tem muita paciência para esperar pelos seus irmãos mais novos.
Segue-se a 4ª irmã, que pela lógica se chama Quarta, os progenitores desta família são muito cómodos, e distribuem o nome facilmente.
A Quarta é a filha do meio, muito pacifica e que leva os seus dias calmamente, a mais fácil das 5 irmãs.
A Quinta já muda um pouco de figura, é muito turbulenta e dedica os seus dias ás feiras na sua aldeia. Ajudar? Não consta no seu vocabulário.
A irmã mais nova é a Sexta, que vê a vida com um sorriso na cara e dá-se muito bem com os seus irmãos, talvez por isso Sexta, Sábado e Domingo estejam associados a dias iguais, ou parcialmente de descanso, são os irmãos mais voltados para as festas.
O seu pai é o Feriado, aparece muito pouco em casa, é um pai ausente, mas quando aparece dá origem a grandes festas por onde passa, talvez por ser tão raro.
A mãe desta família é a Folga, que apesar de ser muito apagada é uma mãe activa e que quando aparece traz consigo tranquilidade.
Suas tias gémeas, as Férias, aparecem muito pouco, uma vez por ano no máximo duas, porém quando surgem trazem consigo muita confusão, e os típicos beliscões nas bochechas, os filhos desta família andam todos como que carimbados, porém admiram muito as suas tias que com elas trazem tudo o que um adulto ou uma criança pode desejar para sair da rotina.

Esta família existe, e anda por aí.
[ Escrito no dia 25 de Março de 2008 ]

sexta-feira, 21 de março de 2008

Imagina...


Terra sem bichos,
Mãos sem dedos,
Caneta sem tinta,
Gato sem cauda,
Arco-íris sem cores,
Praia sem areia,
Mundo sem música,
Flores sem cheiro,
Abelhas sem ferrão,
Rebuçados sem açúcar,
Bicicleta sem rodas,
Futebol sem bola,
Inspiração sem papel,
Pássaro sem asas,
Prémios sem vencedores,
Candeeiros sem lâmpadas,
Blogue sem visitantes,
Saco sem asas,
Telemóvel sem números,
Calendário sem datas,
País sem partidos,
Cama sem colchão,
Sapato sem sola,
Casa sem janelas,
Porta sem maçaneta,
Festa sem convidados,
Escola sem férias,
Casamento sem amor,
Jogo sem derrota,
Este texto sem comentários.

Conclusão? Tudo tem uma razão.

[Escrito por mim - 20.3.2008]

Não sei se vou actualizar antes da Páscoa, aproveito assim para desejar tudo o que ela pode ter de melhor para cada um de vós.


quinta-feira, 20 de março de 2008

Pai é ...

Pai é,
Parte que gera a nossa vida,
Alicerce que nos suporta no bom e no mau,
Ídolo que representa para nós no palco da Vida.

Pai é,
Perito em ouvir e também opinar,
Amante da infância e da juventude,
Inimigo das inimizades dos filhos.

Pai é,
Investir em vários papéis,
Sejam eles mais ou menos complicados,
Ele é o irmão mais velho que nos protege,
O irmão mais novo que nos segue,
Porém é pai.

É a voz que ouvimos logo pela manhã,
Quando queremos ou não,
Mas na sua maioria tem razão.

Como diz um filósofo,
Para entender os pais é preciso ter filhos,
Como não os tenho,
Limito-me a indicar alguns erros,
E quando os tiver,
Vou-te agradecer ainda mais o que me ensinaste.

Feliz dia do Pai.
19-03-2008


Escrito por mim, pois ontem em Portugal foi dia do pai :)

segunda-feira, 17 de março de 2008

Minutos depois...


Não vou dizer que não vejo estaria a mentir, mas já que por aqui sou conhecida pelas criticas vou reforçar a ideia :P
Já repararam que numa novela há sempre a familia rica e a familia pobre ?
E que os seus filhos se apaixonam ?
E que depois desconfiam que são irmãos?
Que a namorada/o de uma das personagens não larga o casal?
E depois há as provas e afinal não são irmãos, e vem o casamento e os filhos.
Quer dizer vemos uma novela durante 9 meses, esperando o seu final que já sabemos mal começa, pois os protagonistas mal se vêm apaixonam-se ao apanhar os livros que deixaram cair ao mesmo tempo.
Em Portugal podemos dizer que as nossas novelas estão a ganhar bastante qualidade, porém há que admitir que as novelas são instrutivas na maioria, e que há uma personagem com a qual nos identificamos, mas na maioria o seu final é sempre cor-de-rosa, e já esperado.
Acho que a aposta em novelas de outro tipo teria futuro, pois por vezes mudar cria novos fãs.
Esta é a minha visão, claro que nem todas são assim, mas a analisar pela maioria que tem passado, quase que poderiamos escrever um história que se narrasse várias.
É a minha opinião, e a vossa?
Queria agradeçer os simpáticos comentários que tenho recebido, pois pode parecer que não mas dá mais graça escrever para mais pessoas, ainda por cima que sabem defender seus ideais.
Marta

sexta-feira, 14 de março de 2008

Que dizes?


Cada vez menos entendo o nosso mundo, ou melhor as pragas que nele se formaram.
Estamos num mundo onde a violação é cada vez mais um tema do nosso quotidiano, onde desaparecem pessoas que depois aparecem mortas, ou que nunca aparecem, e agora pergunto eu, porquê tanta maldade? Sinto raiva, só de pensar que neste momento muitas pessoas estão a ser vitimas deste mal, provavelmente por pessoas que lhe são próximas. Soube também que há uma lei, que foi aprovada na Assembleia da República,que proibe a importação de cães ditos perigosos, e as pessoas que os têm terão de os castrar, para que essas espécies termine.
E agora coloco outra questão : Não há maneira de acabar com a raça dos violadores, dos que são maléficos para a sociedade? Ou seja, eliminamos raças de animais, sejam caninas ou não, mas o que existe na nossa raça, que causa graves problemas, é continuo, e não vejo um fim para estes problemas. É que há uma diferença, os seres humanos pensam, os animais agem por instinto, e na minha opinião, até têm atitudes que demonstram mais racionalidade.
Estamos num mundo, onde cada vez mais vemos pessoas que agem como querem, provocam os problemas que querem, onde e quando querem, e os cães, que na sua maioria são treinados para serem agressivos, são castrados para que não se reproduzam mais. Não seria uma boa solução para alguns ?

quarta-feira, 12 de março de 2008

Infância adiada

Estava numa confeitaria quando entre um rapaz dos seus 10 anos, em que foi inevitável entender que iria pedir. Chega ao pé de um senhor, que estava a comer marmelada de um supermercado próximo com um canivete e a beber um copo de água (refeição económica) e este vira-se para ele e diz : "Vai para a escola".
Não digo que o rapaz não devesse estar na escola, porém há que ver como se fala, pois tinha uns olhos humildes, e mais valia o senhor dizer que não queria dar do que se sair com uma frase moralista que talvez não tenha seguido noutros tempos. Por falta de oportunidade? Talvez. Chega então á nossa mesa e a minha mãe pergunta-lhe se tem fome, ao que ele diz que sim, e a minha mãe ofereceu-lhe um bolo.
Continuou a percorrer as mesas, depois de ter agradecido, e o empregado aproxima-se e diz-lhe que vá pois já tinha comida.
Quando vejo alguém a aproximar-se de mim eu não dou dinheiro, pois na sua maioria são adultos, saudáveis que podem muito bem trabalhar. Porém se for algo para se alimentar, concordo que se dê.
O velho continuou a comer a sua marmelada com o dito canivete, indiferente á infelicidade do rapaz, talvez nunca tenha sabido o que foi ser criança.
O rapaz se chegasse a casa sem algo iria provavelmente sofrer represálias.
Muitos casos como este andam por aí, e há que distinguir a falta de oportunidade com o oportunismo em carne e osso.

PS- Agradeço os selos que a dona do purgatório online me passou :)
E passo para:




sábado, 8 de março de 2008

Dia da Mulher


Hoje é o Dia Internacional da Mulher, um dia que não pode passar ao lado. Há que ter orgulho, pois é um dia diferente, embora as iniciativas não cheguem, e eu sei que não vai ser hoje que algumas mulheres vão deixar de sofrer, é pena mas é a realidade.
Vou deixar assim uma frase que acho muito propicia para esta data, pois ainda existe quem veja a Mulher como um ser diferente, que tem mais obrigações que direitos.
A isso eu chamo de ignorância pura, e há que lembrar que a união faz a força, e as mulheres neste mundo estão em maioria .O Homem pode dizer que tem os restantes 364 dias do ano para si, tanto que nem há um dia para ele, e este dia pode ser visto também como um pouco machista, pois é o único dia em que a Mulher é homenageada, com brindes, é como se precisasse de um dia para ganhar fôlego.
Aqui vai a frase:
"A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas simdo lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada". Maomé

Feliz dia da Mulher.

domingo, 2 de março de 2008

O antes e o depois



Olá boa tarde.
Ontem passei um serão, que para mim é sinónimo de bem passado, a ver fotografias antigas.
Eu, a minha mãe e a minha avó, a vermos fotografias, algumas com mais de meio século.
As histórias surgem, a imaginação alia-se, parecendo até que entramos dentro das fotografias.
Cada fotografia uma história, e por vezes eu tenho pena, pois as crianças dessa altura tinham cada história, que ainda hoje têm piada, assim como os adultos, que marcam pela diferença, pois nota-se a diferença devido á época, pelo próprio vestuário, penteados, tudo no seu lugar.
As legendas por trás de cada uma, torna-se um guia precioso.
Depois de ver, e ouvir essas histórias eu penso :" Nessa altura sim, as pessoas tinham o que se chama de uma boa história para contar".
Hoje em dia vemos fotografias bonitas sim, mas é algo que não tem tanto rigor, e que talvez pela banalidade em que se transformou, para mim as fotografias a preto e branco têm bastante piada, dá mesmo vontade de entrar dentro delas por vezes.
Acho que as fotografias, bem guardadas, podem ser uma boa base para os futuros.

Fiquem bem, e resto de um bom domingo.

sábado, 1 de março de 2008

Olá boa tarde.
Hoje é dia 1/3/2008. O tempo passa muito rápido, quando dermos conta já estamos no Natal, mas antes vem a Páscoa.
Lembrei-me de algo, para que faça assim alusão ao começo de mais um mês, e vou colocar alguns dos provérbios que lhe fazem referência, aproveitando assim para desejar um bom fim de semana, e um bom mês:
.
A água de Março é pior que nódoa no pano.
A invernia de Março e a seca de Abril põe o lavrador a pedir.
Água de Março, no princípio ou no cabo, só que molhe o rabo do gato.
Água de Março, só que molhe o rabo do gato, se Fevereiro fica farto.
Água de Março pior que nódoa no fato.
Água de Março, quanta o gato molhe o rabo.
Aí vem o meu irmão Março que fará o que eu não faço.
Em Março, tanto durmo como faço.
Quando vem Março ventoso, Abril sai chuvoso.
(...)

Mais uns dias e a primavera está aí, se bem que quase não se nota a diferença da passagem de uma estação para a outra.

Os provérbios, uma brincadeira que já foi mais séria(...)
Se souberem mais, ou se inventarem, coloquem nos comentários.

© oblogdocorte 2007. Todos os direitos reservados