-

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Comentário ao ano que vai

“2008 é o presente ano do calendário gregoriano, tendo sido iniciado em uma terça-feira. É o último ano bissexto da década de 2000 e marca o aniversário de 2000 anos da dinastia”. Chega! Não é isto que as pessoas querem ler. Querem tragédia, desastres, derrotas, crises, e é disso que vou falar, analisando o ano de 2008.
A meu ver, 2008 foi um ano bastante peculiar que vai ficar na história por ter tido acontecimentos que antes não se registaram, como por exemplo a tão falada eleição de Obama. Foi o ano em que o Bush, também dos EUA, levou com um belo par de sapatos na…cara.
Foi o ano em que a gasolina registou os maiores valores, mas que depois diminuíram imenso, um cêntimo (em algumas gasolineiras) quase no final do ano. Vá lá, quem recebeu isto que não tenha o desplante de reclamar as poucas prendas que recebeu no Natal…
Aliado ao preço do petróleo, o preço da comida também aumentou. Quem tem carro nem sempre tem dinheiro, ou seja, ou come ou anda de carro. Isto para os que ainda podem optar.
Os meios de comunicação abraçaram o tema “crise”, que andou de boca em boca, qualquer coisa má que existisse era da crise. Afinal a globalização também pode ser má.
O frio apareceu, foi da crise. As doenças aumentaram, devido à crise… Em resumo, a crise foi uma verdadeira crise.
Mas a meu ver, estes nem foram os assuntos mais preocupantes de 2008. Os piores para mim foram os conflitos que teimam em existir, entre Geórgia e a Rússia que tanta gente arrastou e matou, tudo possivelmente devido ao maldito petróleo e também à acusação de ocupação território da Geórgia por parte da Rússia… conflitos existentes também entre outros países, na sua maioria devido também ao petróleo, que parece a água deste século.
Em 2008 também foi o ano em que foram passadas para o exterior, o maior número de agressões a professores, há nove meses devido a um telemóvel, em Dezembro devido a uma pistola de plástico. É um ano que indicia o que se vai ver nos próximos.
Desastres naturais também foram bastantes, sendo o que causou mais mortes o terramoto que se deu na China, furacões nos EUA; violações abafadas também foram faladas, mas grande parte não teve solução este ano, quem sabe nos próximos...; Os assaltos aumentaram, e o número de banqueiros acusados de corrupção também.
Isto foi um pequeno resumo dos temas que a meu ver foram dos mais preocupantes deste ano, já que me foi pedido pela Débora Val que explorasse este tema, e eu também a desafiei com outro com ele relacionado, sobre a validade das perspectivas para um novo ano.
Uma coisa que me irrita é que se comece nos finais de Dezembro a falar mal de um ano que ainda nem se iniciou. Deixem-nos ao menos esquecer isso durante a passagem de ano, vamos ter muito tempo para sentir isso.
Aproveito para desejar um excelente ano de 2009, e lembrem-se que se queremos mudança devemos agir nas pequenas coisas, pois as queixas por si só não resolvem nada.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Guitarra

A guitarra ecoa pelas estreitas ruas, misturando-se com as roupas meticulosamente estendidas, os cozinhados nas janelas, os velhos à porta da tasca, poucos lhe são indiferentes.
A viúva chorosa levanta-se do seu pranto e persegue o som, ele teima em fugir. As pernas curvadas da idade não a deixam ser um pouco mais ágil e correr. As suas roupas negras acabadas de lavar, devotamente coradas, ficam no chão exageradamente alvo.
As crianças continuam nas ruas, alheias ao que se passa porém sem saberem estão a brincar ao som da música que eclode pelo ar, os seus movimentos tornam-se ora mais velozes, ora mais estáticos.
O padre, que ouve a guitarra como se esta estivesse dentro da própria Igreja, ajoelha-se e a medo começa a inventar uma possível letra, intercalando com rezas fielmente decoradas.
O autor desta música é o boémio da aldeia. Aquele que ninguém aconselha para conversa, por mais pequena que seja. Enquanto toca a música, que decidiu fazer para quem quisesse ouvir, chora, sentado na pedra fria da calçada junto à Igreja. A barba por fazer, o cabelo encaracolado encrespado, e as unhas muito compridas que dão outro toque à guitarra. As roupas que nunca foram lavadas são invisíveis perante os seus olhos azuis, que são tidos como hipnotizadores, outro factor que o coloca em desvantagem.
A viúva já se encontra mais próxima, no meio das vizinhas à conversa, conseguiu chegar ao que queria, e a quem queria. Mesmo sendo interpelada, o seu olhar e as suas orelhas só têm um sentido.
Olhando-o inicialmente com pudor, senta-se a seu lado, e pela primeira vez faz algo após a morte do seu marido sem se preocupar com as criticas dos moralistas. Acaricia-lhe o cabelo, e a música começa a soar mais alto, chamando mais a atenção que o próprio gesto. Espontaneamente a viúva tira o seu lenço negro que muitos julgavam já ser o seu cabelo, e coloca sobre os seus ombros começando a cantar.
As outras viúvas, e as raparigas prometidas juntam-se á volta do boémio que agora vai ser perseguido não pela sua vadiagem, mas pelo chamariz que se tornou, mesmo estando abatido.

Escrito enquanto ouvia "Verdes Anos", de Carlos Paredes, música que ouvem neste momento.
Aproveito para informar os meus leitores que no texto anterior, também do dia 29 de Dezembro, lancei um desafio e pode estar presente o vosso nome, confiram.

Resposta ao desafio da Ana Carolina do blogue: http://oblogdaminhapessoa.blogspot.com/

Escolher um artista/banda:
Queen


Responder às seguintes questões somente com títulos de canções do artista/banda escolhido:

És homem ou mulher?” "April Lady"
Descreve-te:” “Made in Heaven”
O que é que as pessoas pensam de ti?” "Good Company"
Como descreves o teu último relacionamento? "Tutti Frutti”
Descreve o estado actual da tua relação: “Crazy love”
Onde querias estar agora? "Barcelona”
O que pensas a respeito do amor? “A Kind Of Magic”
Como é a tua vida? “Under pressure”
O que pedirias se pudesses ter só um desejo? “Stop All The Fighting“
Escreve uma frase sábia:” “There Must Be More To Life Than This”


Escolher quatro pessoas para responder ao desafio sem esquecer de os avisar:
http://lua-do-antiquario.blogspot.com/
http://caldeiradesousa.blogspot.com/
http://myplace-renatinha.blogspot.com/
http://inocentesverdades.blogspot.com/

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

A Dança

Estamos num salão amplo e vermelho, onde só as pessoas destoam, com as suas roupas aparatosas e desconectadas ao mote daquela festa.
Rodeado de espelhos, ao longe vê-se as escadas onde desce uma mulher, alta e magra, aparentemente demasiado viril para dançarina. Com o seu vestido vermelho para não quebrar o cliché do tango, e o seu cabelo negro fortemente apanhado, começa por olhar fatalmente todos os convidados.
Mal chega ao tapete vermelho, começa a dançar o seu tango, e ele, algures no imenso público olha-a atentamente com receio de um convite. Sim agora são elas que convidam, e sim ela é capaz de fazer isso. Começa por levantar-se receosamente e ela pára mesmo à sua frente. Ambos se olham, os seus olhos negros misturam-se com os olhos negros dela. Não existe contraste mas sim sintonia.
O convite surge, e agora? O “cavalheiro andante” aceita e imediatamente é arrastado para o centro do salão. As luzes focam-nos. Ela observa-o como se fosse a toureira e ele o touro. A tourada inicia-se.
Fugas planeadas dão lugar a uma dança sem igual. Os dois corpos unem-se, como peças que não vivem uma sem a outra. Os pés dele já se mexem energicamente, e o seu cabelo negro e desalinhado esconde a sua cara de satisfação. Ela, apenas faz o que mais gosta, dança com o homem que a fascinou naquela noite. Como estão a dizer alguns é apenas mais uma das suas loucuras. Que assim seja.
Eleva-se o som, apenas para eles, que já percorreram todos os pontos do salão. Ela pára e pede-lhe: “Abrázame esta noche” e ao ver o voltar repentino da sua figura, abraça-o brutalmente e ao seu ouvido diz: ”Aunque no tengas ganas prefiero que me mientas. Acércate a mi, abrázame a tí por Díos, entrégate a mis brazos”


Escrito enquanto ouvia Lula Pena com o tema Pasión, composta por Rodrigo Leão, música que escutam neste momento. As frases em espanhol pertencem à mesma música.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Ele existe

Uma vez na escola perguntaram aos alunos o que era o Natal. Muitos responderam imediatamente “Natal é o dia em que recebo muitas prendas”, outras pretendendo agradar os pais que lá se encontravam disseram “Natal é o dia em que estou com todos aqueles que amo, os meus pais e amigos”.

No meio de várias frases feitas, a professora reparou que um aluno tinha ficado apático durante o diálogo, e perguntou-lhe “Então diz-nos, para ti o que é o Natal?”, ele coçando a cabeça em busca de ideias que teimavam em não sair disse somente a verdade “O Natal para mim é um dia como os outros. É diferente porque não tenho aulas. É diferente porque recebo no centro de apoio mais comida nesse dia, mas é um dia como outro qualquer. Não vejo os meus pais, porque eles já não vivem, e como deve saber vivo sozinho. Mas a melhor coisa que me acontece no dia de Natal é quando chega o Pai Natal, aliás eu fico a noite toda acordado á sua espera.”

Os seus colegas riram-se e diziam em coro que o Pai Natal não existia, que com a idade que tinha já o devia saber, e que o julgavam mais inteligente. Os pais, tentando garantir alguma cumplicidade riam-se e repetiam entre eles a história do rapaz.
A professora, que tentava manter a postura disse: “Sabes, o Pai Natal não existe. Aliás se tu nem tens dinheiro para comer como podes esperar pelo Pai Natal? Olha que acho piada ao teu sentido de humor, demonstra muita coragem perante a tua situação.”

O rapaz, que agora olhava todos com altivez disse: “Vocês acham que estão correctos? Então digam-me vocês o que significa o Natal? É o receber prendas como disseram? É a reunião com os familiares? Isso é uma consequência. Eu tenho o meu Pai Natal, que não é o velhote de barbas brancas e roupa vermelha, mas é um senhor que me dá comida e roupas para que possa ter uma vida mais digna.” “Se quiserem eu falo com ele sobre vocês, acho que vocês precisam de um Pai Natal”.
Aproveito este texto, que foi feito por mim, para desejar um Feliz Natal a todos, na companhia dos que mais desejam. Hoje é dia 24, o dia em que muitos permanecem na inocência e continuam a acreditar no Pai Natal, outros ficarão desiludidos ao saber que ele existe ou não existe depende de cada um e para outros é apenas mais um dia, tal como para o rapaz deste texto.
Desejo também um Feliz Ano de 2009, apesar de passar aqui antes de 2008 acabar.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Nossos laços

Os cordões manejam-me.
Os nós enfrentam os laços,
Os andares acanhados rompem,
E com eles saem-me pedaços.

Os passos estalam o chão,
Oscilo e estremeço a seu sabor.
Corrente forte e cavernosa,
Acaricia-te nesta noite de temor.

Estou no abismo, lança a corda.
Os meus laços já são nós fortes,
Mas os teus desprenderam-se.
Ata-os, com firmeza, é a hora.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Fogo

Queimada estou e a ti o devo,
Possuíste-me sem pudor,
Reduziste a minha alma a cinzas,
Cinzas destoantes à tua cor.

Seduzida estou e a ti o devo,
Chamas altas de multicolor,
Calor intenso e arrepiante,
Contigo sofro, meu rubor.

Aquecida estou e a ti o devo,
Arrastaste-me com louvor,
Engoliste a minha força,
Devoraste o meu interior.


quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Vaiando a ministra

"Cerca de três centenas de manifestantes, entre alunos e professores, obrigaram esta tarde a Ministra da Educação a abandonar a cidade de Fafe, sem cumprir o evento que tinha programado. Com palavras de ordem e ovos, os protestantes nem deixaram a ministra pôr o pé fora do carro".
Jornal de Noticias, 12 de Novembro de 2008

Não entendo como é possível perante o actual estado do nosso ensino, os professores juntarem-se com alunos para atirarem ovos à Ministra da Educação.
Claro que esta avaliação de desempenho envolve muita coisa, mas se os professores são os primeiros a queixarem-se das "faltas de educação, insolência, más-criações..." juntam-se a isto como se de crianças se tratassem?
Uma das profissões que mais receio é a de professora, pois apesar de em criança o querer ser, hoje acho que é uma profissão que exige muito estofo, pois eu vejo pelas aulas que os professores preparam e que ficam pela metade, as faltas de respeito que existem que vão desde “levar com vento na tromba” a outros exemplos…
Porém não entendo como alguns podem exigir esse respeito, quando recebem a ministra da educação, por mais que discordem com ela, com ovos.
Desde há uns tempos para cá tenho notado a qualidade das aulas a dissipar, e eu imaginava o ensino no secundário como algo muito mais exigente, e assim o encaro e o faço, mas noto que nem todos o vêem da mesma forma.
Depois há aquela questão de que ao sermos uma turma todos contribuem quer para o bem ou o mal.
Encontram-se ainda notícias como “Alunos encerraram escola a cadeado”, “professora é agredida devido a telemóvel”, e aí eu pergunto: de quem é a culpa?
Existe uma onda de facilitismos que julgo que começa a passar-se também para os professores, que preferem os ovos às palavras.
Felizmente ainda há bons professores, especialmente os
antigos.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Cá fora, Lá dentro

Cada vez entendo menos a indiferença que existe com a aula de moral; dizem que os jovens estão cada vez mais complicados, mas no entanto é a disciplina que ocupa menos tempo do nosso horário semanal.
As aulas deste ano pelo menos na minha escola, e no meu nível estão a ser de teor psicológico, e estou a gostar bastante.
Segundo a nossa professora, nós temos várias pessoas dentro de nós. Claro que perante isto eu pensei: “Várias pessoas? Como assim?”
Mas assim que ouvi e pensei acabei por concordar. Eu tenho a criança que gosta de ser atendida e que ouçam os seus disparates, tenho a adolescente que é rebelde, por vezes convencida e várias vezes insegura. Tenho também a jovem, autónoma, anseio a liberdade; e tenho o adulto que é quando de repente a criança/adolescente vira madura.
Ao concluir que tenho uma multidão dentro de mim pensei “Mas como é possível que estejam todos lá dentro”. Claro que é algo que sabemos, por vezes fazemos algo e pensamos “Fui uma criança autêntica”, porém, eu pelo menos não penso muito nisso.
Concluí também que isso demonstra alguns dos meus receios, que provavelmente estão presentes em todos os adolescentes, a insegurança que nos invade, a certeza que se mistura, a incerteza do futuro…
A minha professora disse ainda que é normal que estas pessoas existam, denominemos “visitas normais”, porém há que expulsar algumas ao longo do crescimento.
Eu disse-lhe que por vezes sinto que não sou uma adolescente, pois não tenho necessidade de fazer o que os outros fazem, talvez a minha maturidade nesse aspecto seja superior… Acabou por dizer-me que é um processo normal, e que se não o fizer agora farei no futuro, por isso é que se vê adultos que parecem adolescentes.
Ao saber isto parece que ouço as várias pessoas a falarem dentro de mim, a darem a vez para que os meus actos sejam produzidos…

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O Passado no Presente

Provavelmente o que vou falar aqui vocês já sentiram, o famoso déjà vu, traduzido significa "já visto".
Se há algo que me deixa inquieta é tudo aquilo que desconheço, uma conclusão fantástica, e aquele sentimento de que já vivi algo mas não sei quando é realmente estranho.
Ando a ler um livro em que me deparei com uma senhora do século XXI que um dia acordou no século XX; uma situação que eu penso que pode ser a razão para algumas das nossas questões, pois podemos adormeçer e acordar no século XIX vivendo algo que no século XXI se vai repetir.
Quantas vezes chamamos coisas de "coincidências", "acasos", mas podem muito bem ser reflexos de algo que já vivemos, e que nos é facilitado mas que nem sempre está ao nosso alcance.
Por vezes conheço pessoas que tenho a impressão que já as conheço faz muito tempo, e após algum tempo de convivio elas dizem algo que eu já ouvi, ou um simples gesto seu me questiona.
Algumas vezes nesses diálogos já sei qual é a frase que se segue, e uma das coisas que mais me questiona é se nós estamos a viver algo que está sempre a rodar e a retroceder, tipo um filme, em que basta uma deixa estar mal e o guião é repetido...
Isto é realmente complicado, talvez demore um pouco a mudar os termos de "coincidência" e "acaso", mas até lá há que ter atenção...

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

É o meu regresso após quase dois meses de ausência, porém estes dois meses serviram para pensar um pouco sobre este pequeno espaço que nem existe realmente, e que me ocupa há algum tempo.
Confesso que senti falta de escrever, pois durante a minha ausência os textos foram poucos, o que por um lado me fez pensar mais nos assuntos.
Este primeiro texto, que deveria ser já com um tema preciso será apenas para marcar a presença, e começar a habituar-me novamente, já que vou actualizar uma vez por semana, o que parece pouco mas para mim é mais que suficiente.
Vou optar também por escrever mais sobre mim e não apenas sobre assuntos sociais, pois o que me rodeia influencia-me mas as críticas quando existirem vão ser a valer.
Assim marco o começo de uma nova fase neste blogue.

domingo, 31 de agosto de 2008

Caríssimos leitores, antes de mais queria agradeçer os vossos comentários no texto anterior, e os que não retribui, espero retribuir em breve.
Passei apenas para informar que vou estar um pouco ausente do "mundo da blogosfera", pois as aulas aproximam-se, e não quero estar a perder muito tempo com a internet, e parecendo que não um blogue tira muito do nosso tempo, claro que também nos dá muito.
Assim deixo este aviso, não é uma forma de dizer que vou abandonar o blogue pois mesmo que actualize uma vez por semana prefiro tê-lo do que deitar tudo a perder.
Agradeço a vossa visita, e até breve.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

O sorriso é sem dúvida algo que imediatamente solicita outro, é imediato para a maior parte das pessoas e o melhor de tudo: não tem preço.
O inquérito que coloquei durante a semana passada, "Quando alguém inesperadamente lhe sorri":

a) Retribui
b) Pensa nas suas intenções
c) Retribui com um ar espantado
d) Retribui com um sorriso falso

obteve valores mais elevados nas opções a) (18 pessoas) , e opção c) que contou com o voto de 4 pessoas, enquanto que as outras duas empataram com um voto cada.
Quantas vezes um sorriso é-nos dirigido como um simples acto rotineiro, e nós entendemos como que se essa pessoa tivesse simpatizado connosco, e por vezes nem nos lembramos que a acabamos de conhecer, ou que passamos por ela nesse momento.
Algumas crianças são treinadas por familiares para fazerem uma cara alegre, esboçar um sorriso, logo que conhecem uma pessoa, pois intuitivamente ou não, sabe-se que isso causa uma boa impressão.


Claro que quando alguém inesperadamente nos sorri, nós podemos até fazer um misto das quatro opções, porém devemo-nos lembrar que um sorriso verdadeiro/natural, produz rugas características ao redor dos olhos, pois as pessoas que sorriem sem razão, sem sinceridade sorriem apenas com a boca, e eu já reparo mais nisso, quando por exemplo vou a uma loja e o funcionário agradece e dá o troco, grande parte sorri apenas com a boca, por simpatia e gratidão, embora sem sinceridade.
Quando vemos alguém a sorrir ou rir, entendemos imediatamente o contentamento da mesma, e isso começa na nossa infância.


Porém, segundo pesquisas efectuadas recentemente com chimpanzés, mostram que o sorriso pode ser utilizado sem ser unicamente uma demonstração de felicidade.
Os chimpanzés têm dois tipos de sorriso, um serve como uma solução apaziguadora mostrando submissão a um animal dominante, em que a mandíbula inferior do chimpanzé se abre para expor os dentes e os cantos da boca são puxados para trás e para baixo, que se for comparado com o nosso é muito semelhante.
O outro sorriso, é a uma cara que demonstra diversão, o animal expõe os dentes, puxa os cantos da boca e os olhos para cima e emite sons vocais similares à nossa risada, porém ambos os sorrisos são utilizados como sinal de submissão, e o sorriso humano também, pois envia à pessoa para quem sorrimos a mensagem de que não somos uma ameaça e pedimos que nos aceite.
Um sorriso que nós tentamos detectar e que nem sempre é fácil, pois vemos uma pessoa a sorrir para nós sem saber o porquê, é o sorriso falso.
Porém o sorriso falso é mais evidenciado num lugar do rosto do que no outro, pois ambos os lados do cérebro tentam parecer genuínos, o que faz com que quando um mentiroso mente o lado esquerdo do seu sorriso é quase sempre mais pronunciado que o direito.
Quando uma pessoa sorri para nós sem contarmos, esse sorriso pode ser logo analisado, e pode ser de cinco géneros, que eu abordarei mais à frente.


Agradeço a todos os que contribuíram para esta estatística, e espero ter de certa forma ajudado a descodificar algumas das artimanhas do sorriso.



quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Sina

Rosto amargo e lapidado,
Olhar brilhante e intenso,
Pede-me a mão com rapidez,
E à pressão eu não venço.


Olha-me as mãos com atenção,
Traça as linhas apagadas,
Murmura palavras entre dentes,
Corre as minhas memórias aladas.


As linhas mergulham no medo,
Adivinha-me algum destino,
Diz-me para seguir a intuição,
Que fustiga como um sino.


Sorte, destino, o meu fado,
Linha à linha decifrado.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Quem visitou o meu blogue durante a semana passada, pôde deparar-se com um inquérito, do qual obtive os seguintes resultados:

“Logo que conheces alguém reparas:
- No seu aspecto, 6 votos (30%)
- Na linguagem, 0 votos
- Na linguagem corporal, 0 votos
- Nos seus olhos, 7 votos (35%)
- Na sua atitude, 7 votos (35%) “

Quando coloquei este inquérito pensei que as respostas se dividissem substancialmente entre o aspecto, olhos e talvez pela atitude, e assim foi, o que fez com que as “ linguagens”, não obtivessem qualquer voto.
A ideia de colocar este inquérito surgiu com a leitura de um livro sobre linguagem corporal, que nos elucida bastante sobre como o nosso corpo por vezes nos traí.

Embora não pareça politicamente correcto fazer estas apreciações, quando somos apresentados a alguém nós rapidamente a julgamos como sendo agradável, e se é adequada como potencial parceiro sexual.
Segundo esta afirmação podemos colocar os olhos de parte, pois não são segundo pesquisadores a primeira característica que temos em conta numa pessoa que acabamos de conhecer.
Após a fase de apresentação, podemos até reparar nos seus olhos, porém tendo em conta pesquisas não são os olhos a primeira característica em que reparamos.

A linguagem é usada para transmitir informações, enquanto a linguagem corporal é um veículo de negociação de atitudes interpessoais, e por vezes substitui as mensagens verbais.
Ao ler este livro, tive a certeza de que por vezes o silêncio fala por nós, ou melhor, até somos nós que falamos mas nem reparamos, pois ao longo dos anos apostamos mais na linguagem verbal do que na linguagem corporal, e esta última é muito difícil de corromper.
Assim, os que estiveram mais perto do que é defendido pelos entendidos, foram os que votaram no aspecto, e na atitude, o que parece demasiado fútil, mas que nós no nosso interior até sabemos que é verdade.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Felizes para sempre ?

Casamento: s.m. enlace; núpcias; matrimónio.

Como em quase todos os temas, há argumentos a favor e argumentos contra, felizmente ainda há casamentos felizes, casamentos que duram mais do que a fase de “experiência”, e o exemplo disso é mais visível nos casamentos dos nossos antecedentes.
E segundo isto posso afirmar, que quanto mais liberdade uma pessoa tem para escolher a sua cara-metade, menos sucesso possivelmente terá, a ver pelo número de divórcios que se registam actualmente.
Antigamente, alguns dos casamentos eram feitos pelos pais dos noivos, e eles aprendiam a viver, a conhecer-se e a respeitar-se, e por vezes o amor construía-se com bases sólidas.
Actualmente, os noivos conhecem-se, passados alguns meses apresentam o seu noivo aos pais e segue-se o casamento, que a meu ver perdeu parte do seu significado pois o casamento não é a união, é a boda.
Claro que por vezes os enganos acontecem, a pessoa que escolheu para estar a seu lado, começa a mostrar que é verdadeiramente após o casamento, pois vivem na mesma casa, partilham o mesmo quarto, e a faceta mais complicada começa a surgir, já não é o namorado é o marido.
O documento do divórcio mais antigo até hoje descoberto data de 1200 a.C, ao contrário do que se pensa, de que é algo actual.
Na minha opinião é bom que ele exista, pois há casos em que só a separação pode salvar a situação, porém vejo também inconvenientes, como por exemplo as pessoas tornarem-se pouco tolerantes e uma mera discussão dar em divórcio.
O casamento por vezes faz com que a vida das pessoas seja muito rotineira, e eu por vezes dou por mim a olhar para casais, em que se nota nas suas caras sinais de melancolia, que estão cercados pelos filhos, sogros, cunhados, e a rotina nem sempre é boa, pois o casal não vive junto vive cercado.
Felizmente ainda há quem saiba o verdadeiro significado do casamento, e apesar de eu não ser casada, vejo a história do casamento a ganhar estas proporções.

quinta-feira, 31 de julho de 2008


Ouço-te e procuro-te,
As minhas pernas balançam,
Os meus olhos fecham-se,
A minha boca abre e esboça
uma palavra: Sempre.

Vejo-te e toco-te,
As minhas mãos dançam,
Os meus dedos descosem-se,
Os olhos desapertam-se,
A minha boca abre e risca
Uma palavra: Nunca.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Boa noite caríssimos leitores, já não abria esta janelinha há praticamente um mês, pois estas últimas semanas não me possibilitaram.
Experimentei pela primeira vez a Universidade Júnior, para que me desse umas luzes sobre o curso de jornalismo. Fiz entrevistas, criei uma notícia, e outros trabalhos e devo dizer que foi uma experiência que tenciono repetir pois estas actividades não só nos elucidam mais sobre o nosso futuro profissional como nos possibilitam o contacto com uma universidade e pessoas
novas.
Nas duas semanas que se seguiram conheci um pouco do extenso Brasil, o Estado do Rio Grande do Norte, Pipa e Natal.
Pipa é o sossego em vila, e Natal apesar de alguns comentários menos satisfatórios também me agradou bastante, o que me provou mais uma vez que só estando em contacto com algo é que podemos saber se nos agrada ou não.
Gostei bastante de conhecer as praias, as pessoas, a cultura, deste pedaço do grande Brasil, pois apesar de sermos tão chegados somos muito distantes.
Agora que regressei tenciono actualizar sempre que me foi possível, e retribuir no vosso espaço.
Até ao meu regresso.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Em série

Hoje não optei pela poesia. Vou escrever sobre algo que quem está a par das novas tendências possivelmente já reparou, e quem não reparou eu passo a explicar.
Na minha opinião a nossa sociedade está a caminhar a passos largos para pessoas iguais, como se se tratasse de fabrico em série.
Faz-me confusão quando vejo grupos de pessoas com o mesmo tipo de cabelo, as calças caídas (por isso a nossa geração é intitulada da geração Y), cigarro na ponta dos dedos, e brinquinhos no nariz, na mesma posição.
Eu não tenho nada contra isso, mas acho muita falta de originalidade, porque há que entender que isto é um aviso de que a sociedade está a tornar-se igual, claro que há pessoas que conseguem marcar pela sua resistência, e pela originalidade, e que têm o seu próprio estilo e auto-confiança e não necessitam de optar pelo que os seus "amigos" optam.
O conceito de moda está muito detorpado, pois hoje em dia moda é aquilo que se vê muito, e não aquilo que fica bem, e as modas incluem aspectos que favorecem aqueles que querem seguir maus caminhos.
E este conceito que começa a perder o verdadeiro significado, é visivel nas músicas, que são feitas para durar pouco tempo, não se tornando assim clássicos, como aqueles que eu pelo menos ainda aprecio e que as gerações futuras talvez apreciem, pois é algo eterno.
Mas há que ver ainda, que a moda está boa para os que não querem ter regras, pois se formos a ver só se segue o pior, as modas boas neste momento não têm grande futuro face a estas criações.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

O sem-abrigo


Corpo à deriva pela rua,
E a questão permanece,
Que faz este homem perdido?
Não é ouvida a sua prece?

Olhos diluídos com a solidão,
Postura sempre caída,
Pés marcados pelo tempo,
Que lutam contra a vida.

Os olhares com altivez,
Os desvios intencionais,
São a sua distracção,
No meio de tantos iguais.

segunda-feira, 23 de junho de 2008


Do mais velho ao mais novo,
Com as orvalhadas e os foguetes,
Reúne-se todo o povo:
Pobretes mas alegretes!

Tenham as cabeças preparadas,
Para a festa de S.João,
Ninguém escapa às marteladas,
Que fazem parte desta tradição.
------------.--------------
Estas quadras feitas por mim, marcam assim o meu regresso ao meu espaço.
Pretendo assim actualizar com mais frequência, pois as merecidas férias já chegaram.
Um bom S.João para quem o comemora.





segunda-feira, 5 de maio de 2008

Dia da Mãe



Neste dia tão especial,
Quisemos homenagear,
Alguém sempre maternal,
Que faz as palavras faltar.

O teu olhar sempre atento,
Faz-nos sentir aconchegados,
Servindo de alento,
Nos dias mais assombrados.

Contigo podemos contar,
Pois connosco vais estar,
Porém não nos apoias,
Naquilo em que vamos errar.

O nosso sincero obrigada,
E não é só neste dia,
Que por nós és amada,
Pois contigo é sempre alegria.

{ Poema feito para o Dia da Mãe - 4.5.2008 }

sábado, 3 de maio de 2008

Auto-estima

"Somos um país pequeno. Somos pessoas frias. A crise instalou-se..." Quem ainda não ouviu ou proferiu estas palavras que faça o primeiro comentário.
Portugal é um país muito bonito, claro que quem vive nele não o vê como um turista, com a admiração que uma viagem traz, porém temos que reconhecer que tem muita beleza, e história.
É verdade sim, que Portugal tem algumas diferenças sociais, algo que a pouco e pouco se alastrou pelos vários paises, porém porque não ver o que é bom? Que por exemplo parte desses paises fomos nós que os descobrimos?
Nós não temos falta de capacidade, mas sim de auto-estima.
Fomos vistos durante muito tempo como os atrasados da Europa, em que quando se falava por exemplo da mulher portuguesa ocorria logo a imagem de uma mulher baixa, com bigode, e tudo porque não soubemos transmitir o que de melhor havia, eramos conhecidos com piadas, ou as pessoas mais cultas ainda ensinavam os ignorantes, ignorantes esses que ainda o são por vezes e confundem Portugal com uma provincia. Eu nem vou por aí, pois estaria a fugir ao tema deste texto.
Eu discordo com o acordo ortográfico que está a ser ponderado, o qual já é arrastado há alguns anos e que agora em 2008 é um assunto muito abordado.
A Língua Portuguesa tem fama de ser a mais complicada do mundo, e essa fama deve-se as raízes que a constituem, e não querendo desvalorizar o português do Brasil, que até acho que respeita muito a sua estrutura, acho que não há razão para mudar.
Devemos ver a história do nosso país, e respeitar, não é a adoptar elementos de outros países, que vamos melhorar.
O Euro 2004 conseguiu pôr muitos portugueses a cantar o hino, e a colocar a sua bandeira nas janelas em sinal de orgulho e de esperança.
Nós temos razões para nos orgulhar do nosso país, e devemos ver o que ele tem de mais bonito, que servirá de suporte ao que está menos bem.

sábado, 26 de abril de 2008

Desafio

Já faz algum tempo que me colocaram este desafio, porém outras ideias foram surgindo, mas não o quis ignorar.
Respondendo ao desafio do Blogue http://biazinhafrusca.blogspot.com/:

1. Porque razão criei este blogue e qual a razão de tê-lo mantido até agora?
Criei este blogue nas férias de Verão do ano passado, pois durante as férias surgem novas ideias, e eu sinto necessidade de escrever, de dar trabalho aos dedos e á cabeça, e decidi assim criar este blogue.
Como tudo na vida, já teve altos e baixos, nem sempre teve sucesso, mas uma das razões que me leva a continuar a escrever até agora é a alegria que me dá em ver um comentário a algo que escrevo, na hora.
Qualquer pessoa que escreve, gosta de saber a impressão que causou, e principalmente comentários que têm um pouco de cada pessoa, e não símbolos, como se não tivesse originado ideias.
Assim, mesmo que não o actualize regularmente, vou continuar com ele o máximo de tempo possível, pois é um espaço meu, e não pago qualquer imposto por o ter.

2. O que procuro no blog da Biazinha que me deixou este desafio nas mãos?
Descobri o blog da Biazinha, achei piada ao seu lema: "Mais vale só do que mal acompanhada", e apesar de ser muito jovem, (não muito mais do que eu) tem ideias formadas, e o facto de escrever com essa ideia revela que tem algo a dizer, algo a acrescentar.

REGRAS:As regras que regem todos os outros desafiados, seguindo a regra de bem viver na blogosfera:1 -Responder ao desafio e passá-lo a outros bloguistas num número entre 7 e 9, dizendo porque os seguem; 2 - Enviar selo do desafio; (Não sei de que se trata) 3 -Matar a curiosidade e dizerem o que procuram no blog que vos passou o desafio.Os meus nomeados são:
http://caldeiradesousa.blogspot.com/
http://nemtudooquesobe.blogspot.com/
http://sf-mentepoderosa.blogspot.com/
http://damngirl-imnotinsane.blogspot.com/
http://biazinhafrusca.blogspot.com/
http://riscosdevida-coragem.blogspot.com/

terça-feira, 22 de abril de 2008

À Senhoria


Empresta-nos a sua casa,
Dando-nos o mais belo,
Desde o bater de uma asa,
Ao fenómeno mais singelo

Decora-a com agrado,
Para cada um de nós,
Mas algo é sagrado:
A paciência é feroz.

Oferece-nos presentes,
Todos eles originais,
Mas enquanto inteligentes,
Temos muito de imorais.
------------------------
Poema dedicado ao Dia da Terra, que apesar de ser o local que habitamos, que nos dá tudo o que vêmos por vezes com ingratidão, não tem uma palavra de agradecimento. Convido-vos a ver o seguinte site: http://static.publico.clix.pt/borboletasnaweb/ que mostra a beleza que a Natureza tem, e que felizmente o Homem não tem força para derrubar.

sábado, 19 de abril de 2008

Ciclo


A pequena gota de água
Não conheceu os seus pais,
Sabe que discutiram,
E foi ter aos arrozais.

Caiu sobre um grão de arroz,
Reduziu-se a metade,
Matou a sede a um caracol,
Que a viu pela tarde.

Caiu numa cabeça,
Foi sacudida por uma mão,
Embalada pelo vento,
Acolhida pelo chão.

Termina assim a história,
Da pequena gota,
Num curto caminho,
Espezinhado por uma bota.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Da BRAVEZA à cobardia


Por vezes referimos-nos aos dias como algo rotineiro, mas há sempre algo de novo em cada dia. Eu não chamaria a cobardia de algo novo, mas se analisarmos bem algo podemos retirar.
Perto da minha casa há um conjunto de cães abandonados, que vivem numa "comunidade", e que para onde um vai todos vão, o que acho fantástico, funcionam como "um por todos, todos por um".
Porém há também uma escola de indivíduos que lhes posso chamar seguramente de mal-formados, e que hoje passaram pelos cães e provocaram tentando imitá-los ladrando, o que a meu ver só fez os cães rirem no seu interior pois estavam muito longe de terem a sua qualidade.
De tarde ao passar pelo local onde os cães se encontram passavam dois rapazes e começaram a fazer o mesmo, mas algo que eu desejava aconteceu: Os cães levantaram-se da relva e começaram a ladrar, os rapazes fugiram, e um chegou ao cúmulo de deixar cair a mochila e ter que ser um senhor que se encontrava por perto a entregá-la pois o "corajoso" rapaz ficou com medo.
Esta história que poderia representar muitas outras tem uma moral, que para mim é a seguinte: Por vezes as pessoas que mais sarilhos procuram são aquelas que se acobardam com o seu próprio resultado.
Já agora, vale a pena pensar nisto.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Olá boa tarde :)

Faz precisamente 9 dias que não actualizo o blogue, não por falta de vontade mas por falta de tempo e por vezes de inspiração.
Queria agradeçer os simpáticos comentários que recebi, e os que não comentei pretendo retribuir assim que puder.
Esta semana a Biazinha e o David (
http://biazinhafrusca.blogspot.com/ e http://davidpn.blogspot.com/) passaram-me selos que ambos receberam. Agradeço aos dois a simpatia. Pretendo repassar a todos os que se encontram nas minhas recomendações, pois lá estão todos aqueles que me cativam com os seus textos, e espero que também os repassem.
Em principio amanhã regresso com um novo texto.

Fiquem bem.















terça-feira, 1 de abril de 2008

Ao bigodes

Conforme mencionei anteriormente, hoje vou fazer uma surpresa, que não tem qualquer mentira. Recebi o meu gato, tinha eu 13 anos após alguns pedidos que foram bem sucedidos.
Posso dizer que ele me ajudou a crescer enquanto pessoa, sei que quem não tem animais, ou que os tem e não vive a sua presença ao máximo não irá entender este texto, porém desde que o tive, no dia 14 de Maio de 2005, o meu carinho e respeito pelos animais aumentou.
Como a sua data de nascimento é uma incógnita, pelas contas, atribui-lhe o dia 1 de Abril para o dia do seu aniversário.
Após várias dúvidas, optamos pelo nome de Garfield, pela cor do seu pêlo ser semelhante á do famoso Garfield da televisão.
Posso dizer com orgulho que ele é a minha sombra, pois para qualquer sítio que vou ele lá está, e onde eu e a minha familia estamos ele segue os nossos movimentos, com uma atenção...
Aceita sempre uma boa dose de brincadeira, tendo preferência pelas bolas que faço com elásticos, e dá assim os seus belos saltos que fazem inveja a quem vê.
De noite chama-me para dormir, e deita-se junto a mim esperando assim que seja coberto com uma manta, dormindo a noite inteira.
Tem gestos que eu por vezes procuro em certas pessoas e não encontro, e orgulho-me assim de ter já 3 anos de convivência com ele.
Aqui está a surpresa, e espero que estes 3 anos sejam a continuação de muitos mais anos felizes.

sexta-feira, 28 de março de 2008

Vôo antecipado


Ave que voas,
Não me queres levar?
São tantas as névoas
Que já te vi passar.

O Homem inveja-te,
Sonha um dia voar,
Por vezes alveja-te
É a brutalidade no ar.

Tuas cores,
Teu canto,
Onde fores,
És tanto.

Ave que és,
Deves sempre voar,
Leva os teus bebés,
Sem nunca parar.

Os bichos te alimentam,
As flores te agradecem,
As carícias,
Porque as aves assim merecem.

As migalhas apanhas,
Foges do gato,
Aproveitas as aranhas,
Que servem de prato.

E assim faço a minha dedicatória,
A seres que me são vizinhos,
Pela sua cantoria e simpatia.
Seus nomes? Passarinhos.


[Fiz este poema a pensar no dia 1 de Abril, Dia Internacional das Aves, porém na incerteza de poder colocar na data referida, coloco-o hoje, até porque no dia 1 há para mim outro acontecimento que vou referir mais tarde]

terça-feira, 25 de março de 2008

Coisas de Família


É sem dúvida uma família diferente, numerosa e com muitas diferenças entre si.
Os rapazes são os irmãos mais velho e mais novo respectivamente, o Sábado e o Domingos, que devido á sua mentalidade deixam o trabalho para as irmãs (coincide com os nomes da semana a eles correspondentes?)
A Segunda é a irmã mais velha das raparigas, que enfrenta sempre o trabalho com uma cara muito rezingona e queixa-se de tudo e de todos, vê os seus irmãos com rispidez e o que ela quer mesmo é que eles passem rápido.
A Terça, de baptismo Natércia, é uma rapariga jovem e conformada, que carrega com os problemas da sua irmã Segunda, porém a ansiedade é a mesma, não tem muita paciência para esperar pelos seus irmãos mais novos.
Segue-se a 4ª irmã, que pela lógica se chama Quarta, os progenitores desta família são muito cómodos, e distribuem o nome facilmente.
A Quarta é a filha do meio, muito pacifica e que leva os seus dias calmamente, a mais fácil das 5 irmãs.
A Quinta já muda um pouco de figura, é muito turbulenta e dedica os seus dias ás feiras na sua aldeia. Ajudar? Não consta no seu vocabulário.
A irmã mais nova é a Sexta, que vê a vida com um sorriso na cara e dá-se muito bem com os seus irmãos, talvez por isso Sexta, Sábado e Domingo estejam associados a dias iguais, ou parcialmente de descanso, são os irmãos mais voltados para as festas.
O seu pai é o Feriado, aparece muito pouco em casa, é um pai ausente, mas quando aparece dá origem a grandes festas por onde passa, talvez por ser tão raro.
A mãe desta família é a Folga, que apesar de ser muito apagada é uma mãe activa e que quando aparece traz consigo tranquilidade.
Suas tias gémeas, as Férias, aparecem muito pouco, uma vez por ano no máximo duas, porém quando surgem trazem consigo muita confusão, e os típicos beliscões nas bochechas, os filhos desta família andam todos como que carimbados, porém admiram muito as suas tias que com elas trazem tudo o que um adulto ou uma criança pode desejar para sair da rotina.

Esta família existe, e anda por aí.
[ Escrito no dia 25 de Março de 2008 ]

sexta-feira, 21 de março de 2008

Imagina...


Terra sem bichos,
Mãos sem dedos,
Caneta sem tinta,
Gato sem cauda,
Arco-íris sem cores,
Praia sem areia,
Mundo sem música,
Flores sem cheiro,
Abelhas sem ferrão,
Rebuçados sem açúcar,
Bicicleta sem rodas,
Futebol sem bola,
Inspiração sem papel,
Pássaro sem asas,
Prémios sem vencedores,
Candeeiros sem lâmpadas,
Blogue sem visitantes,
Saco sem asas,
Telemóvel sem números,
Calendário sem datas,
País sem partidos,
Cama sem colchão,
Sapato sem sola,
Casa sem janelas,
Porta sem maçaneta,
Festa sem convidados,
Escola sem férias,
Casamento sem amor,
Jogo sem derrota,
Este texto sem comentários.

Conclusão? Tudo tem uma razão.

[Escrito por mim - 20.3.2008]

Não sei se vou actualizar antes da Páscoa, aproveito assim para desejar tudo o que ela pode ter de melhor para cada um de vós.


quinta-feira, 20 de março de 2008

Pai é ...

Pai é,
Parte que gera a nossa vida,
Alicerce que nos suporta no bom e no mau,
Ídolo que representa para nós no palco da Vida.

Pai é,
Perito em ouvir e também opinar,
Amante da infância e da juventude,
Inimigo das inimizades dos filhos.

Pai é,
Investir em vários papéis,
Sejam eles mais ou menos complicados,
Ele é o irmão mais velho que nos protege,
O irmão mais novo que nos segue,
Porém é pai.

É a voz que ouvimos logo pela manhã,
Quando queremos ou não,
Mas na sua maioria tem razão.

Como diz um filósofo,
Para entender os pais é preciso ter filhos,
Como não os tenho,
Limito-me a indicar alguns erros,
E quando os tiver,
Vou-te agradecer ainda mais o que me ensinaste.

Feliz dia do Pai.
19-03-2008


Escrito por mim, pois ontem em Portugal foi dia do pai :)

segunda-feira, 17 de março de 2008

Minutos depois...


Não vou dizer que não vejo estaria a mentir, mas já que por aqui sou conhecida pelas criticas vou reforçar a ideia :P
Já repararam que numa novela há sempre a familia rica e a familia pobre ?
E que os seus filhos se apaixonam ?
E que depois desconfiam que são irmãos?
Que a namorada/o de uma das personagens não larga o casal?
E depois há as provas e afinal não são irmãos, e vem o casamento e os filhos.
Quer dizer vemos uma novela durante 9 meses, esperando o seu final que já sabemos mal começa, pois os protagonistas mal se vêm apaixonam-se ao apanhar os livros que deixaram cair ao mesmo tempo.
Em Portugal podemos dizer que as nossas novelas estão a ganhar bastante qualidade, porém há que admitir que as novelas são instrutivas na maioria, e que há uma personagem com a qual nos identificamos, mas na maioria o seu final é sempre cor-de-rosa, e já esperado.
Acho que a aposta em novelas de outro tipo teria futuro, pois por vezes mudar cria novos fãs.
Esta é a minha visão, claro que nem todas são assim, mas a analisar pela maioria que tem passado, quase que poderiamos escrever um história que se narrasse várias.
É a minha opinião, e a vossa?
Queria agradeçer os simpáticos comentários que tenho recebido, pois pode parecer que não mas dá mais graça escrever para mais pessoas, ainda por cima que sabem defender seus ideais.
Marta

sexta-feira, 14 de março de 2008

Que dizes?


Cada vez menos entendo o nosso mundo, ou melhor as pragas que nele se formaram.
Estamos num mundo onde a violação é cada vez mais um tema do nosso quotidiano, onde desaparecem pessoas que depois aparecem mortas, ou que nunca aparecem, e agora pergunto eu, porquê tanta maldade? Sinto raiva, só de pensar que neste momento muitas pessoas estão a ser vitimas deste mal, provavelmente por pessoas que lhe são próximas. Soube também que há uma lei, que foi aprovada na Assembleia da República,que proibe a importação de cães ditos perigosos, e as pessoas que os têm terão de os castrar, para que essas espécies termine.
E agora coloco outra questão : Não há maneira de acabar com a raça dos violadores, dos que são maléficos para a sociedade? Ou seja, eliminamos raças de animais, sejam caninas ou não, mas o que existe na nossa raça, que causa graves problemas, é continuo, e não vejo um fim para estes problemas. É que há uma diferença, os seres humanos pensam, os animais agem por instinto, e na minha opinião, até têm atitudes que demonstram mais racionalidade.
Estamos num mundo, onde cada vez mais vemos pessoas que agem como querem, provocam os problemas que querem, onde e quando querem, e os cães, que na sua maioria são treinados para serem agressivos, são castrados para que não se reproduzam mais. Não seria uma boa solução para alguns ?

quarta-feira, 12 de março de 2008

Infância adiada

Estava numa confeitaria quando entre um rapaz dos seus 10 anos, em que foi inevitável entender que iria pedir. Chega ao pé de um senhor, que estava a comer marmelada de um supermercado próximo com um canivete e a beber um copo de água (refeição económica) e este vira-se para ele e diz : "Vai para a escola".
Não digo que o rapaz não devesse estar na escola, porém há que ver como se fala, pois tinha uns olhos humildes, e mais valia o senhor dizer que não queria dar do que se sair com uma frase moralista que talvez não tenha seguido noutros tempos. Por falta de oportunidade? Talvez. Chega então á nossa mesa e a minha mãe pergunta-lhe se tem fome, ao que ele diz que sim, e a minha mãe ofereceu-lhe um bolo.
Continuou a percorrer as mesas, depois de ter agradecido, e o empregado aproxima-se e diz-lhe que vá pois já tinha comida.
Quando vejo alguém a aproximar-se de mim eu não dou dinheiro, pois na sua maioria são adultos, saudáveis que podem muito bem trabalhar. Porém se for algo para se alimentar, concordo que se dê.
O velho continuou a comer a sua marmelada com o dito canivete, indiferente á infelicidade do rapaz, talvez nunca tenha sabido o que foi ser criança.
O rapaz se chegasse a casa sem algo iria provavelmente sofrer represálias.
Muitos casos como este andam por aí, e há que distinguir a falta de oportunidade com o oportunismo em carne e osso.

PS- Agradeço os selos que a dona do purgatório online me passou :)
E passo para:




sábado, 8 de março de 2008

Dia da Mulher


Hoje é o Dia Internacional da Mulher, um dia que não pode passar ao lado. Há que ter orgulho, pois é um dia diferente, embora as iniciativas não cheguem, e eu sei que não vai ser hoje que algumas mulheres vão deixar de sofrer, é pena mas é a realidade.
Vou deixar assim uma frase que acho muito propicia para esta data, pois ainda existe quem veja a Mulher como um ser diferente, que tem mais obrigações que direitos.
A isso eu chamo de ignorância pura, e há que lembrar que a união faz a força, e as mulheres neste mundo estão em maioria .O Homem pode dizer que tem os restantes 364 dias do ano para si, tanto que nem há um dia para ele, e este dia pode ser visto também como um pouco machista, pois é o único dia em que a Mulher é homenageada, com brindes, é como se precisasse de um dia para ganhar fôlego.
Aqui vai a frase:
"A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas simdo lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada". Maomé

Feliz dia da Mulher.

domingo, 2 de março de 2008

O antes e o depois



Olá boa tarde.
Ontem passei um serão, que para mim é sinónimo de bem passado, a ver fotografias antigas.
Eu, a minha mãe e a minha avó, a vermos fotografias, algumas com mais de meio século.
As histórias surgem, a imaginação alia-se, parecendo até que entramos dentro das fotografias.
Cada fotografia uma história, e por vezes eu tenho pena, pois as crianças dessa altura tinham cada história, que ainda hoje têm piada, assim como os adultos, que marcam pela diferença, pois nota-se a diferença devido á época, pelo próprio vestuário, penteados, tudo no seu lugar.
As legendas por trás de cada uma, torna-se um guia precioso.
Depois de ver, e ouvir essas histórias eu penso :" Nessa altura sim, as pessoas tinham o que se chama de uma boa história para contar".
Hoje em dia vemos fotografias bonitas sim, mas é algo que não tem tanto rigor, e que talvez pela banalidade em que se transformou, para mim as fotografias a preto e branco têm bastante piada, dá mesmo vontade de entrar dentro delas por vezes.
Acho que as fotografias, bem guardadas, podem ser uma boa base para os futuros.

Fiquem bem, e resto de um bom domingo.

sábado, 1 de março de 2008

Olá boa tarde.
Hoje é dia 1/3/2008. O tempo passa muito rápido, quando dermos conta já estamos no Natal, mas antes vem a Páscoa.
Lembrei-me de algo, para que faça assim alusão ao começo de mais um mês, e vou colocar alguns dos provérbios que lhe fazem referência, aproveitando assim para desejar um bom fim de semana, e um bom mês:
.
A água de Março é pior que nódoa no pano.
A invernia de Março e a seca de Abril põe o lavrador a pedir.
Água de Março, no princípio ou no cabo, só que molhe o rabo do gato.
Água de Março, só que molhe o rabo do gato, se Fevereiro fica farto.
Água de Março pior que nódoa no fato.
Água de Março, quanta o gato molhe o rabo.
Aí vem o meu irmão Março que fará o que eu não faço.
Em Março, tanto durmo como faço.
Quando vem Março ventoso, Abril sai chuvoso.
(...)

Mais uns dias e a primavera está aí, se bem que quase não se nota a diferença da passagem de uma estação para a outra.

Os provérbios, uma brincadeira que já foi mais séria(...)
Se souberem mais, ou se inventarem, coloquem nos comentários.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

É só hoje


Olá boa tarde.
Tenho uma boa noticia para vocês, para os meus leitores brasileiros : Hoje é dia da ressaca no Brasil, pelo menos foi o que vi num calendário.
Acho piada que agora até dia para ressaca existe.
Em Portugal, que eu saiba, não há, é algo de moderno e que o transporte é complicado, felizmente não se adoptou ainda esta data.
Não sei bem em que consiste, posso deduzir, e não estou a querer brincar com esta festa, pois até pode ser algo de sério.
Porém fugindo um pouco ao tema da ressaca, soube também que amanhã é o Dia Europeu das doenças raras que é o primeiro ano que se comemora.
Apenas quis dar esta informação, por uma questão de cultura.
Há muitas datas que desconhecemos, e há outras que se comemora todos os dias sem saber, para alguns o dia das mentiras.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

SOS


Boa noite.
Tenho a minha tábua de valores, e o valor que está no topo é a justiça, daí a minha dúvida sobre a minha ida ou não para uma área relacionada.
Mas o problema não é esse. Um amigo, por vezes é vitima de crueldade, e eu não entendo o porquê.
Por vezes, acho que as pessoas que tentam rebaixar as outras são as que têm a auto-estima mais em baixo, cheias de complexos, e que querem atormentar os outros, na sua maioria por serem educados.
Devido ao facto de a sociedade ser muito de modas, eu vejo pessoas da nossa idade, que estão na adolescência, a funcionarem como células cancerígenas,que formam um mal comum.
Pode parecer exagero, mas se estivermos com atenção, encontramos casos como estes.
Estas pessoas só mostram insegurança, e cobardia.
Porque razão se podem achar superiores a outras? Por terem vícios, dizerem asneiras e terem má fama? Sim, boas razões não haja dúvida.
Estas pessoas só demonstram mau carácter.
Mas o problema é que essas pessoas vão ser pais.
E os seus filhos serão educadas por elas.
Logo, mais uma geração de pessoas mal formadas.

Mas as pessoas que estão atentas, também serão pais.
E os seus filhos serão educados com base na justiça.
E haverá uma geração de pessoas bem formadas.
Já agora vale a pena pensar nisto...


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Marca com V ou F

Hoje vou falar de algo que cada vez mais existe no mundo.
Por vezes penso se o problema é meu em ser tão selectiva com as pessoas, mas cada vez mais tenho a certeza que não, posso ter poucos amigos, mas acho que é melhor isso do que dizer que tenho muitos apenas pela quantidade.
Estou cansada da falsidade, as pessoas hoje em dia só se aproximam das outras com segundas intenções, e basta um acto banal para se dizer uma palavra que cada vez mais perde o sentido "adoro-te".
Vejo por mim. As pessoas podem nem dizer um simples olá, porém quando vêem ter comigo para pedir algo é como se a nossa amizade assim o incentivasse.
As pessoas parecem estar como rotuladas para cada momento, o mundo tende a ser como um grande armazém de enlatados.
Por vezes sinto-me quase como afastada do mundo onde vivo, talvez por ter ideais diferentes daquilo que as pessoas devem ser, porém sei que isso ao mesmo tempo é bom. Porquê? Porque não me contento com pouco.
Prefiro sinceramente que me achem arrogante por não ser cínica, e que aqueles que me conhecem neguem isso.
Hoje em dia o conceito de amizade está tão apagado das memórias.
Para mim a amizade esta a ser apagada de muitas pessoas, que preferem dizer sempre sim, a algo que as perturba bastante apenas para poderem dizer que essa pessoa é sua amiga.
A desunião então é outra consequência. Desde quando que por uma pessoa por ter ideais diferentes deve ser tida como diferente ?

É este o mundo que vai ficar?
Mas ainda há aspectos positivos, e quem pensa diferente deve marcar pela diferença.

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Olá vizinhos

Olá boa tarde.
Fala-se muito hoje em dia da globalização, eu quando ouço este nome imagino o mundo como o famoso termo, uma aldeia global.
Claro que é satisfatória para qualquer um de nós a comunicação com pessoas de outro canto do mundo, que há umas décadas atrás não implicava 5 segundos como agora.A meu ver a globalização tem factores bons, mais do que maus é certo. As noticias espalham-se, há mais interferência nuns países por isso mesmo, mais viagens...

Mas o mundo cada vez é mais pequeno, e isso é estranho.
Por exemplo os ingleses estão a preparar um avião, que possivelmente irá possibilitar uma viagem até á Austrália, nossa antipoda, demorará 4 horas, cerca de menos 20 horas do que actualmente.
Falamos da globalização em Filosofia, e a ela estão relacionados outra série de factores, e por incrivel que pareça, outra vez uns bons outros maus.
Eu vejo a globalização como algo bom enquanto houver um equilibrio.
Mas espero que não leve a uma destruição da identidade de cada pessoa, cada país, cada cultura (...)
Há ainda atitudes que não condizem com um mundo dito de globalizado.
Porque por vezes a visualização rápida de outras práticas, mesmo que más, são rapidamente alastradas, e a meu ver o mundo tende a ser cada vez mais semelhante, e não só nos melhores factores.
Para mim, a conclusão é simples, e posso aplicar aqui uma frase, "tudo o que é em excesso faz mal".
Globalização que facilite as ligações sim, mas que destrua a noção de diferença entre cada pessoa, não.
Isto é para mim. E para vocês ?

Será?

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Lá se vai o queijo...

Este ano para felicidade dos roedores, é o ano deles.
Não me refiro aos amantes do queijo e dos produtos de qualidade, mas sim ao calendário chinês, o mais antigo registo cronológico que a história nos indica.
Baseia-se no sol e na lua, tendo cada ano doze lunações englobando um total de 354 dias (11 dias de férias).
Para não se perder a sincronia com o ciclo solar(de 365 dias), são acrescentados a cada oito anos noventa dias ao calendário, ou, aproximadamente duas lunações. Desta forma não se perde a sincronia nem com o ciclo solar nem lunar. Sendo este um calendário lunar, e enquanto o nosso é solar.

Confuso? Talvez.
Mas o mais engraçado é que cada um de nós, dependendo do nosso ano de nascimento, temos um animal que corresponde a nós, e este ano calhou a sorte ao Sr.Rato.
Eu sendo macaco ainda vou ter que esperar uns anos para ter o dito ano do macaco.
Acho piada pois por vezes os animais, por coincidência ou não, condizem com as pessoas na perfeição, e a sua personalidade também conta.
Eu não sou de acreditar muito em horóscopos feitos, mas acho piada a este calendário, é já antigo e traz consigo muita história.
Uma pessoa pode ser rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cão ou porco, depende assim do ano que a pessoa nasce, e consigo traz uma série elementos que caracterizam algumas partes da pessoa ou a totalidade da mesma.
Este ano como disse o rato está no topo, sendo este um ano de abundância,trazendo a oportunidade e bons projectos.

Não faz parte da nossa cultura é certo, mas para os ratos há que agarrar esta oportunidade, até porque há uma série de condicionantes que estão relacionadas, e depois como em tudo na vida, há os que dizem que vai ser um bom ano, outros que dizem que vai ser desastroso.
Apenas quis abordar este tema, que não falei de forma muito profunda, pois é algo que não é fácil de resumir para culturas diferentes por vezes.
Agora falando de horóscopos que é uma coisa totalmente diferente pois a maioria é diário e este calendário engloba um ano inteiro.
Eu não vou dizer que não os leio, leio e por vezes até condiz com a realidade, mas há uma coisa que me faz espécie desde sempre que é, dizer uma coisa geral para cada signo, quer dizer todos as pessoas de signo X vão ter o mesmo acontecimento ?
E se for mau porque não se juntam e combatem ?
E porquê que tem que haver sempre uma doença ?
E porquê que ...
Há uma série de perguntas, álias julgo que já falei um pouco devido a um outro tema, mas cabe a cada um acreditar ou não, ou pelo menos por curiosidade ler.

Sobre o tema inicial, o ano do rato, há que ter é muito cuidado com as nossas despensas, pois o calendário chinês diz mesmo que é um ano muito bom para as oportunidades.


© oblogdocorte 2007. Todos os direitos reservados