-

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Olá vizinhos

Olá boa tarde.
Fala-se muito hoje em dia da globalização, eu quando ouço este nome imagino o mundo como o famoso termo, uma aldeia global.
Claro que é satisfatória para qualquer um de nós a comunicação com pessoas de outro canto do mundo, que há umas décadas atrás não implicava 5 segundos como agora.A meu ver a globalização tem factores bons, mais do que maus é certo. As noticias espalham-se, há mais interferência nuns países por isso mesmo, mais viagens...

Mas o mundo cada vez é mais pequeno, e isso é estranho.
Por exemplo os ingleses estão a preparar um avião, que possivelmente irá possibilitar uma viagem até á Austrália, nossa antipoda, demorará 4 horas, cerca de menos 20 horas do que actualmente.
Falamos da globalização em Filosofia, e a ela estão relacionados outra série de factores, e por incrivel que pareça, outra vez uns bons outros maus.
Eu vejo a globalização como algo bom enquanto houver um equilibrio.
Mas espero que não leve a uma destruição da identidade de cada pessoa, cada país, cada cultura (...)
Há ainda atitudes que não condizem com um mundo dito de globalizado.
Porque por vezes a visualização rápida de outras práticas, mesmo que más, são rapidamente alastradas, e a meu ver o mundo tende a ser cada vez mais semelhante, e não só nos melhores factores.
Para mim, a conclusão é simples, e posso aplicar aqui uma frase, "tudo o que é em excesso faz mal".
Globalização que facilite as ligações sim, mas que destrua a noção de diferença entre cada pessoa, não.
Isto é para mim. E para vocês ?

Será?

4 remendo(s):

Lua disse...

Aunque de portugues no entiendo nada ,me voy a esforzar por leerte ,ok ?

Tambien tienes un bonito blog.

Anónimo disse...

olà olà
hà que tempos que nao vinha aqui ! vi por alto os titulos lendo um pouco de cada texto, interessantes como sempre, mas hoje irei comentar este.
Concordo contigo no sentido que a globalização é algo bom enquanto houver um equilibrio. E claro que era uma pena destruir a identidade de cada paìs. Até porque cada qual tem as suas pessoas, com as suas mentilades e culturas, por isso mesmo existem os paìses porque todos são diferentes. Eu até jà acho que isto da Europa destruiu um pouco algo, ter uma moeda idêntica sim mas o nivel de vida não é igual para todos e desde que o Euro existe que tudo encareceu !
beijinhos e bom fim de semana.

Fernando Serra disse...

Globalização é boa até certo ponto!
Quando começa a se envolver com as culturas e dominação é a hora de parar!
Faz tempo que não venho aqui...
Mas você continua escrevendo bem!
Parabéns!

Fernando Santos (Chana) disse...

Cara amiga,o capitalismo globalizouse. A luta contra injustiças, as guerras, depredações e opressões que provoca só alcançará êxitos se for globalizada. Ao nível político, económico (regulação), social e ambiental. E a luta contra o unilateralismo hegemónico reinante é uma condição essencial pra a paz.
Beijos

© oblogdocorte 2007. Todos os direitos reservados