-

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007


Boa tarde :)
E mais um Natal se passou, as asneiras já foram feitas agora venha o Ano Novo.
Esta época é mais do que nunca abordada pelos Circos.
Eu sou contra, assim como sou contra os Jardins Zoológicos e todos os órgãos que explorem os animais para seu próprio enriquecimento.
Tenho um Circo perto de minha casa, e não tenho qualquer interesse em visitar.
Primeiro porque tenho a certeza que o que veria, foi feito contra a vontade do próprio animal, que segundo um email que circulou bastante tempo pela internet, os animais são sujeitos a pesados castigos quando não obedecem, exemplos não dou pois são tão macabros que até custa mesmo acreditar.
Uma outra razão, é que a maioria dos animais que os constitui efectuou o seu crescimento num habitat que Portugal não pode oferecer. Qual é o sentido de sujeitar um urso polar,que tende a desaparecer rapidamente ao nosso clima ?
A única parte que me poderia agradar é a da representação onde os artistas demonstram os seus dotes, e estes ainda podem ter o seu encanto pois escolheram, em principio.
Li num jornal que um tigre siberiano, matou um homem e feriu dois, em São Francisco.
O tigre, matou e depois estava sentado perto do corpo, quando as autoridades se aproximaram atacou-as e foi abatida, uma tragédia que poderia muito bem ser evitada se esse mesmo animal estivesse no seu local de nascimento.
Assim como acontece nos sítios denominados por divertimentos também há outros locais, locais esses que por vezes nem imaginamos.
O que acontece à sua vontade ? Fico mesmo revoltada quando ouço alguém a dizer que eles existem para nos servir, acho que a ignorância não podia ir mais longe.
Vejam este vídeo http://www.youtube.com/watch?v=o6H2VcuXWzQ (um dos muitos que estão na internet, mas que passa ao lado, pois há ainda a ideia de que tudo está bem quando nós estamos bem...) disponível sobre o terror que grande parte dos animais sofre, salvo raras excepções.
Sei que não vou ser apenas eu a conseguir travar os maus tratos dos animais, que não acontecem apenas nos circos e afins, mas passando a mensagem é um começo.
Fiquem bem, e até ao próximo texto.


sábado, 22 de dezembro de 2007

A todos um Bom Natal

Olá boa noite :)

É já amanhã o tão esperado dia 24 de Dezembro :)
É algo que pelo menos eu tenho a sensação de que cada vez ocorre mais amiúde, mas é uma época que me agrada sempre, traz tradição, memórias, conversas, comida que só nessa época tem aquele sabor, tudo isso e muito mais dá graça.
O nosso pensamento começa a dirigir-se também para o novo ano, novos projectos, novas ambições, algumas que nos sentimos capazes de as realizar já, outras que já arrastamos connosco há uns anos mas o novo ano é também para alguns sinónimo de uma nova vida, e costuma-se dizer que "Quem muda Deus ajuda". O novo ano começa, e rapidamente acaba, começo a interrogar-me se será da idade(até pareço muito velha, mas é uma opinião que se generaliza na minha faixa etária).
Exemplo disso é eu por exemplo ainda me lembrar do ano passado estar a comemorar o ano novo, e num salto já estou perto de 2008.
No Natal por exemplo, quando era criança, ansiava ainda mais pela época, e sempre parecia demorar eternidades até chegar até nós.
Isso leva-me a concluir que é também a magia de que existe o Pai-Natal, e que depois numa certa idade nos mostra o oposto, o velho das barbas já não faz sentido para nós.
Para alguns o Natal é a única época do ano em que podem rever toda a família felizmente para mim é a época de a reaver pois o ano assim me permite.
Claro que qualquer pessoa adora esta quadra, e para mim aquele suspense, da velha questão que é se a pessoa gostará do presente, e a sua reacção, dá bastante piada quando é a troca das prendas.
Pena é que o verdadeiro significado se esteja a perder, as famosas prendas são dadas, por vezes quase impostas como que uma obrigação, e a meu ver, uma prenda deve ser dada quando achamos que a pessoa merece, quando o queremos fazer, não porque há um dia que começa a ter esse significado, sim as prendas, não ao exagero.
E todos os anos é o mesmo, vemos famílias a mergulhar em prendas, e outras que já se contentam com o próprio dia, com muita simplicidade.
Há que lembrar ainda que a pobreza há todo o ano, não surge apenas nesta época, e é muito cinismo por parte das campanhas que surgem como se viessem salvar o mundo, a recolher alimentos e dinheiro, e que depois durante o ano talvez existam, mas não com esta intensidade.
As típicas luzinhas nas janelas, as coroas, tudo dá piada, mas claro o mais importante é mesmo o espírito natalício.
O meu ideal de Natal e que tenho a felicidade de passar é em família, no conforto da nossa casa, com tranquilidade, conversa e animação.
Desejo, a todos um Feliz Natal, com tudo do melhor, pois como há sempre uma criança dentro de nós, há que a acordar.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Sem macacadas


Olá boa tarde :)
Hoje consegui vir com mais um tema, tema esse que me tocou.
Todos nós estudamos, e temos essa percepção de que os macacos são nossos antepassados, aliás li num artigo que estes sabem fazer operações mentais de aritmética, sabem fazer contas de somar de cabeça talvez melhor do que muitos humanos, que se dizem superiores a todas as espécies, este estudo foi feito Elizabeth Brannon e Jessica Cantlon,
da Universidade de Duke (nos EUA), publicado na revista online “PLoS Biology”.

Podemos ver assim que tudo tem uma origem, e aqui está a prova. Vi numa outra revista que na Guiné, algumas das pessoas optam por matar estes seres, o que é ilegal, e vendem os mesmos ao quilo. Cultura diferente ? (...)
É assim, tudo bem que nós não podemos falar pois alimentamos-nos de seres que são vistos como sagrados noutros países, mas isto vai contra muitos aspectos, e as imagens chocam, pois um animal que tem capacidades que estão a ser exploradas, está a ser eliminado, e não é só pelo facto de matar, como também a forma como o fazem, é certo que o que comemos não fala, e podemos pensar nisso.
Aproveitando este tema, que traz consigo outros subtemas, vi no outro dia uma noticia que era dada de forma muito surpresa, pois todos ficavam como que 'indignados' que era a de um homem viver com um porco.
Pergunto eu, o porco tem que servir apenas para salsichas ?
Não há casos muito piores, que as pessoas vivem com outras pessoas e é muito pior do que viver com um porco, em todos os aspectos?
De inicio este tema parece que não tem nada a haver com o Natal,mas tem pois pode ser que ao lerem as pessoas passem a mensagem e se preocupem com os primatas, que cada vez mais dão provas que têm uma inteligência cada vez mais extensa.
Pelo respeito aos animais.

Fiquem bem, e até ao próximo texto.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Lema instaurado (?)

Boa tarde .
Faz algum tempo que eu não venho até aqui, mas regressei.


É hoje dia 17 de Dezembro, faltam 7 dias para o dia 24, ou seja 8 para o dia 25.
Recebi um e-mail, o qual confesso que quem recebe fica pensativo, pois faz perguntas que na minha opinião, de ano para ano são esquecidas, esmagadas pelo consumismo.

Era uma carta, carta essa vinda de Jesus, em que perguntava se sendo a época em que se festejava o seu nascimento, o amor que ele demonstrou por nós, ele que se submeteu a uma morte que ninguém merece, o porquê de não ser convidado para a grande festa que realizamos anualmente.
Gosto do Natal, claro que em criança tudo tem magia, continua a ter mas nós estamos a esquecer o seu verdadeiro significado.
Vamos a um centro comercial, que agora por incrível que pareça , (pois Portugal está em crise) está tão cheio que até custa circular.

Não digo que a troca de prendas acabe, começou faz tempo, há que continuar sim mas para quê tanto materialismo ?
As crianças, se perguntarmos o porquê do Natal devem responder imediatamente que é época de troca de prendas.

O Pai-Natal, invenção da Coca-cola, para muitos já perdeu o significado, e o velho de barbas brancas passa a ser vestido por um membro da família que tem que dar continuação até que a criança o descubra, e assim opta por outro tipo de 'magia'.

Não vou dizer que se acabe com o Natal, e impensável, mas é uma época que supostamente é de ajuda, e tenho muita pena quando vejo a ajuda que é dada aos mais desfavorecidos, pena pois é uma hipocrisia, existe apenas no Natal e porque...
As crianças deixam de ser apenas as pedinchonas chamemos assim, mas os adultos embora nem todos organizem uma extensa lista, insistem em comprar, comprar...
O ano novo se segue, e o que se aprendeu com o Natal ?

Sei que a época dos embrulhos não vai terminar, por um lado é tradição e tem a sua história que gere cada um de nós a sua maneira, mas por outro lado é transformada em exagero, pois as prendas devem-se trocar por iniciativa, não porque é o dia da sua troca.
Fiquem bem, e até ao próximo texto.

sábado, 8 de dezembro de 2007

Qual é o teu sonho ?

Olá boa noite :)
Tenho estado ausente, não por vontade, mas os últimos dias antes das férias, não permitem uma actualização diária.


O tema de hoje, não vai ser muito denso, pelo menos no que diz respeito ao seu tamanho, mas a pergunta por si só vale muito.
Ontem numa publicidade, que talvez não fosse com o sentido que eu vou tomar, mas que dá para provar que a publicidade ainda consegue ter qualidade em alguns pontos, e assim pergunto eu : Qual é o teu sonho ?
Não quero que entrem em pormenores, mas que façam uma análise, pois por vezes um querer é muito diferente do outro querer, confuso sim.
Pode aquilo que o ser sonha, passar para a realidade sempre ?
O sonho é feito por cada um ?

Tanta pergunta.
Dizem que basta o Homem querer que o sonho se concretiza, mas há que pensar que isso nem sempre acontece, e alguns aspectos ainda bem, pois nem todos os sonhos têm lindas cores e um final feliz.
É certo que nem podem, pois como tudo, há o real e o irreal, o real nem sempre pode ser como queremos, mas o irreal na sua maioria é fruto da nossa ansiedade.

Até amanhã , espero poder vir aqui escrever mais um pouco.

sábado, 1 de dezembro de 2007

Dia Mundial da Luta contra a SIDA


Olá boa tarde :)

Hoje, dia 1 de Dezembro é o dia Mundial da Luta contra a SIDA (Síndrome de Imunodeficiência adquirida).

Estava eu a pesquisar sobre este tema, e soube que há cerca de 39.5 de pessoas infectadas em todo o mundo.

Em Portugal, aproximadamente 30 mil pessoas estão identificadas com o vírus (HIV), mas o número de casos tende a ser maior do que o declarado.

Há a ideia errada de que esta doença infecta apenas os homossexuais, mas é um erro, pois todos aqueles que não usam protecção estão sujeitos, e em Portugal metade dos infectados é heterossexual estando aí a prova.

É um tema sério sim, que ainda muita gente tem receio em lidar, em falar, mas há que fazer ainda mais publicidade.

Retirei ainda esta informação que mostra como a SIDA se pode transmitir :

O VIH/HIV pode infectar outras pessoas quando se passa sangue ou outros fluidos corporais de alguém infectado para uma outra pessoa. Isto pode acontecer durante o sexo, quando as pessoas compartilham a mesma agulha, durante o parto, na amamentação, nas transfusões de sangue ou quando se usa a mesma lâmina para mais de uma pessoa, como, por exemplo, na circuncisão ou para se fazer furos nas orelhas.


Milhares de cientistas em todo o Mundo trabalham para que um dia consigam vencer
este flagelo. Esperamos assim que os progressos sejam conseguidos.


Fiquem bem, resto de um bom fim de semana.



quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Escrever não mata




Olá boa tarde :D

Antes de mais agradeço os comentários do texto anterior.
Pois é ontem, estando eu a ver um jornal, deparei-me com uma foto bastante poluída, de uma pessoa a fumar.
Li o artigo e pude constatar o que eu espero que aconteça mesmo, a partir do dia 1 de Janeiro os fumadores terão normas, assim como os sítios que frequentam.

Não sou contra quem fuma, até porque não se deve ser, as pessoas fazem opções, mas não aguento o egoísmo que por vezes as pessoas têm, que duvido que seja um componente presente no cigarro, mas aquelas nuvens de fumo que insistem em deitar fora, em cima das pessoas.
Claro que a falar é que a gente se entende, mas por vezes forma-se mesmo um círculo á volta de alguém.

Vejo que infelizmente as pessoas com uma personalidade mais fraca, da minha idade, mais velhas, mais novas, optam por fumar.
Já poderá ter sido 'prestigiante', não havia tanta informação também.
Mas para alguns fumar com os amigos, é do género : Eu fumo, tu fumas, ele fuma...
Mas acho que há outras formas.
Entramos em contacto diariamente com novas descobertas, tratamentos, claro que para isso há que ter força de vontade, mas parte de cada um.

No mundo actual, quem é visto com um livro na mão é ignorado, mas quem tem um cigarro, por vezes ainda é bem visto, e o problema vem daí mesmo.

Aqueles rótulos que dizem 'Fumar mata' 'Causa impotência' ... de nada servem, porque muitas outras actividades brincam com o problema, mudam as frases, e os próprios fumadores na realidade ou têm muita consciência do que fazem, ou pelo contrário pensam que é aos outros, pagou o maço, a doença espera.

Espero sim que o próximo ano seja mais rígido para os fumadores,(já que não é neste, nem nos anteriores )para que quem não fuma, ou que fuma passivamente infelizmente, possa ter o seu espaço, que tem direito.

Fiquem bem :)

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Amigos e conhecidos


Olá boa noite :D
Antes de mais, agradeço aos poucos mas bons que comentaram o meu último texto, e pude ver que felizmente os meus leitores partilham da mesma opinião, gente civilizada :D

Acho que o o espírito da real amizade, daquela em que os amigos são amigos de longa data e não pessoas que se conheceu no dia anterior e no seguinte já é uma relação de amizade inseparável.
Tenho pena sinceramente, não por mim porque eu sou daquelas pessoas que não consegue ter esse sentimento logo presente mal conheço alguém, há provas para ultrapassar, mas vejo que isso cada vez é mais constante, e tenho medo, não por mim mas pelas gerações futuras que vão ver a AMIZADE como algo fácil.
Eu faço a distinção entre amigos e conhecidos, pois é algo muito diferente, conhecidos temos muitos, amigos verdadeiros devemos contar pelos dedos.

É claro que há pessoas que não têm tanta facilidade de exprimirem o que sentem em relação a outra, mas acho que uma página de Internet não é um meio para que se mostre o mesmo.

Mas para contradizer, vejo pessoas que andam sempre com apenas alguns amigos e não com uma cara diferente de dia para dia, será que é por estas pessoas terem ideais de amizade diferente?
Talvez estejam correctas, em preferir poucos mas bons amigos, daqueles que no dia seguinte se lembram do seu nome, e que podem não dizer sempre o quanto necessitam da sua amizade, mas pelas atitudes falar muito mais alto. Eu acho que sim, a amizade não é como alguns pintam.

Fiquem bem, e espero que tenham gostado do meu texto, conto com as vossas opiniões.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Atrasada, mas sempre esperada

Olá boa noite :)

Hoje fiquei bastante feliz quando começaram a cair as primeiras gotas de água, e depois sim se pôde chamar de a real chuva, não estou a falar do tempo por não ter tema, mas acho que há que ficar realmente satisfeita por se ver que nem tudo está perdido, apesar das transformações que o Homem tenta fazer, mas que a Natureza mostra quem é a mais forte.
Estamos num momento em que tudo está do avesso, e a própria natureza anda a sofrer com isso, a ver por muitos aspectos que diariamente nos são apresentados, e os quais assumem já um grau de gravidade elevado.

Estava eu a ouvir rádio e ouvi uma locutora a dizer com uma voz bastante triste que hoje choveu.
Mas pergunto eu que se quer afinal? Faltava muito pouco para completar os dois meses secos, e quando nos dão tréguas há que dizer no próprio dia : " Está a chover, que pena... Já não posso usar o Top que escolhi... " Egoísmo puro .

Se há seca é porque não há água, se há água é porque não há seca... !
Acho que é uma saída tão triste quando sabemos que era necessário o seu começo já, e uma pessoa ligada á comunicação que tem como dever informar, dá erros deste género.
E trouxe-me outro tema ao pensamento que é, o seguinte :
Saberá realmente o ser humano o que quer e o que é necessário ?
Saberá que há o que é preciso e o que está assim nas nossas mãos ?
Acho que há quem nunca esteja satisfeito, pois nem sabe o que está a abordar, logo quando uma coisa acontece há que contrapor com uma outra.

Vamos ver.

Fiquem bem e até ao próximo texto, que espero que possa contar com as vossas opiniões, vou trazer mais do que deixei como questionário final.
Resto de boa semana :D

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Libertando ideias

Olá boa noite :)
Espero que esteja tudo bem por aí.

Surgiu-me um tema, que por vezes nós não pensamos com seriedade, e não falo por mim, mas reparo que na maioria dos casos a culpa nem é procurada, e quando é pensada a culpa é sempre de terceiros.

Afinal, pergunto eu o que é a Liberdade, aquela palavra mágica que muitos a querem e nem sabem o que significa na realidade.
Felizmente tenho-a, porque acho que também o faço por merecer, sigo sempre os padrões do que é correcto para mim.

Mas pergunto, será que a Liberdade é só fazermos o que queremos, porque a maioria das pessoas assim a define, quando na realidade, não significa apenas fazer o que nos apetece e deixar de lado o que menos nos agrada, pois assim ninguém se entendia.
Havemos de reparar, que qualquer acontecimento está sempre ligado a outro, e por vezes sem ser propositadamente das parte do emissor e receptor, há como que algo para fazer que não era aquilo que tinhamos pensado, mesmo que nem nos apercebamos disso, mas é o que tem que ser feito.


Um caso que por vezes ouço, é de pessoas com idades até aos 18 anos que dizem, que aos 18 fazem o que sempre quiseram.
Não sei se é por ver a Liberdade não como algo oferecido de imediato, mas sim merecido, que acho que estes ideais são pouco inteligentes.
Não digo que não se sonhe em ter futuro, qualquer pessoa o faz, mas porquê dizer que aos 18 se será dono de si mesmo, se se puder fazer com que a confiança aumente em vez de ficar á espera, pois em certos casos até nem se trabalha por ela .

Há que fazer por isso, pois antes dela vem tudo o que é necessário para a agarrar.

Para mim, é algo indispensável, não imagino um mundo sem liberdade de expressão, de religião, de ideias, de tudo que se possa imaginar, mas que em certos locais ainda é negada.

Fiquem bem, e espero que tenham gostado deste meu texto, e quem quiser que veja o texto anterior.

Nota : Passarei a actualizar o blog apenas ao fim-de-semana, e assim penso também organizar melhor as ideias que me forem surgindo ao longo da semana.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Ser ou não ser eis a questão



Olá boa tarde :)
Faz uns dias que não vinha até ao " meu espaço ", e hoje decidi aceitar uma sugestão de uma das minhas leitoras :D

"Preguiça é a inactividade de uma pessoa, aversão a qualquer tipo de trabalho ou esforço físico."
Antes de mais pergunto, porquê que quase todos os defeitos são do género feminino...? Se é mais nos homens que são visíveis ... ? A brincar claro.
Certamente conhecem a história da preguiça que morreu á sede perto de um rio, apenas para não se mexer e ir beber.

É assim, acho que qualquer mortal tem preguiça, mas vejo cada caso por vezes, que não sei se é preguiça, ou incapacidade de saber as oportunidades, se bem que vai dar ao mesmo. Acho que há quem viva com ela a dois, e depois o divórcio torna-se dificil, e acaba por morrer um ou outro (sentido figurado, ou não)
Um preguiçoso para a psicologia é uma pessoa sem resistência moral e psicológica para os desafios impostos pela vida, e assim os desafios são seguidos de desculpas.

Eu não me refiro á preguiça que diariamente se tem quando se acorda, essa a meu ver é banal, mas sim aquela que é constante.
Eu por exemplo tenho dias que não tenho tanta inspiração para escrever aqui, preguiça não julgo que seja, mas é como tudo, está na nossa mão.
Eu por vezes deparo-me com questões e penso no agora e no depois, acho que por vezes ela mostra o seu lado controlador, mas qualquer um de nós tem que mostrar que não é influenciável.
É um direito?
Julgo que depende de muitos factores, por exemplo ao fim-de-semana é algo que não devemos negar, mas embora se possa ter não deixamos de viver com regras por termos apenas 2 dias, e devemos sempre pensar no que se segue.

Cura acho que não há, cada um deve saber de si mesmo, e quem sabe daqui a uns tempos tudo será diferente, nos vários resultados.

Vi uma frase que acho bastante engraçada : A preguiça é a mãe de todos os vícios, mas uma mãe é uma mãe é preciso respeitá-la.

Fiquem bem, e sem preguiça comentem sim ?

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Quero, Posso e Mando (?)

Olá boa tarde, espero que o fim-de-semana tenha sido bom :)

Agradeço todos os comentários feitos no texto anterior, eu também acredito que sim.

Já tinha pensado num tema, e a aula de filosofia ajuda bastante pois muitas das questões levantadas são pensadas por nós e nem sempre nos apercebemos.
No outro dia discutiamos o que era o QUERER.

Todos os dias dizemos frases em que este verbo está presente, mas será que o querer é sempre o suficiente?
Eu defendo que uma pessoa querendo está muito mais perto do objectivo do que se desistir logo no inicio, mas vejo por vezes casos em que vários querem o mesmo, e no final só um o alcança, e então os outros?

Estas questões são mesmo complicadas, mas acho que já tenho uma ideia formada : Querer , mais perto do poder.

Agora aproveitando o título que adoptei, acho que as pessoas que tem esse pensamento, nem sempre são as que têm mais sucesso.
Pode mesmo ser pelo oposto, por saberem que as capacidades não são as melhores que como forma de defesa utilizam essa frase feita.

E agora questiono, será que aqueles desejos menos saudáveis, que constantemente invadem os nossos meios de comunicação, também são queridas?
Julgo mais uma vez que sim, mas não pelo mesmo propósito, o de valorização própria ou outra.

A nossa consciência depois fica com o trabalho de decidir se foi consciente ou inconscientemente.
O que queremos pode sempre ser alcançado, dependendo da força de vontade e do momento.

Mas esta é a minha opinião, quero a vossa?
E vou consegui-la :)

Fiquem bem.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Ao Aniversariante



Olá muito boa tarde :)
Tudo bem desse lado?

Pois bem e agora perguntam vocês que tema vou explorar hoje.

Mas é apenas para dizer que o meu free foi criado no dia 24 de Agosto, e sendo hoje 24 de Outubro significa que faz hoje 2 meses.
Uma data é sempre uma data, e por isso mesmo não quis deixar passar até porque deixei passar o primeiro mês.
Passou bastante rápido :D

Dois meses em que já escrevi muito, em que houve dias em que a inspiração era pouca, dias em que não pude escrever, e dias em que vim e recebi os vossos comentários, sempre construtivos.
Os temas surgiram todos de forma imediata ou não, mas cada texto foi escrito na altura.
A ideia de criar este blog não foi criada para ser mais um, mas um que me desse prazer em escrever, e que tivesse o vosso apoio como tenho sempre tido nos comentários.
Surgiu então nas férias, e tenho tentado gerir o tempo de modo a que possa continuar a tê-lo sempre actualizado.

O lema é : Falando do que vejo, surgiu com a imagem, e acho que se adequa ao que falo, que é sempre baseado em interrogações, e algumas afirmações minhas e vossas.

Levo-o simplesmente na desportiva, já o trato por tu, e é muito bom, chegar aqui e poder escrever o que tenho a dizer, sem esperar por comentários colados, e muito mal.

Espero assim que sejam dois de muitos e longos anos, que tenha sempre quem tenho tido como leitores, e desde já o meu obrigada :D
Na imagem de hoje tenho a minha mascote que já é bastante conhecida por estas bandas :D

Conto assim com sugestões, pois apesar de ser um espaço meu convido sempre os amigos a visitá-lo.

Fiquem bem e até ao próximo texto.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Liberdade


Olá boa tarde tudo bem por aí?

E já começou mais uma semana, o tempo voa mesmo.
E por o tempo voar, sabendo eu que hoje é o Dia do Aviador, queria abordar esse tema.
Hoje só se fala d Procurador Geral da República e do casamento do Pinto da Costa e datas como esta passam em branco.

É bom referi-la, quem é que não teve ou tem sonhos em que se vê a voar?
Sente que o seu corpo se eleva?
Mesmo a nossa mente muitas vezes voa e demora a aterrar.

Para mim é algo simplesmente extraordinário, como que um avião fica suspenso no ar, mas estes ideais já eram pensados por Leonardo Da Vinci e daí veio alguma influência.

Aquele sentimento quando o avião levanta, de que o coração parece ficar perdido para trás, é algo único.

O aviador transporta consigo centenas de vidas, e algo mal controlado é o suficiente, mas está comprovado que o avião é o meio de transporte mais seguro, e acredito, pelo menos não há trânsito, quem está sem condições não vai.

Para mim é algo único, e surpreende-me todos os processos, que prova que o que o Homem sonha muitas vezes passa a real.

E vocês?

PS - Foto tirada por mim, no aeroporto de Luanda :)

Fiquem bem e até ao próximo tema, vou dar um voo :)

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Racionalmente pensando


Olá boa tarde, espero que tudo esteja bem desse lado :D

Hoje surgiu um tema de mais uma discussão na aula de Filosofia : Os animais pensam?
É assim eu sou da opinião que pensam mais do que os Humanos, e por isso , para mim pensam sim.
Vou falar assim de experiências que vivo com o animal que tenho.
Tenho um gato, o famoso gato ruivo, Garfield que tem 3 anos.
E desde o inicio que reparei que criou rotinas cá em casa, e também nos treinou, pois eles têm uma capacidade enorme de treinar-nos.

Estranha a mínima mudança, sabe o lugar de cada coisa, o sítio onde viu uma mosca pela última vez, o barulho da embalagem de comida, a sua manta, os seus brinquedos, todos os que ele vê já não são tidos como desconhecidos, os seus mimos que pede, tudo o que se possa imaginar(...)

Pede legumes, especialmente alface, que é muito apreciado por ele.
Todos os dias á mesma hora chama-me para um passeio pelo meu prédio :D
Muitas vezes, acende as luzes de casa, com os seus saltos.

Tem ainda uma capacidade enorme, de escuta e ainda outra que é a de saber guardar o que ouve.
Fala connosco, pois expressa-se muito, quando está alegre, chateado, brincalhão apercebemos-nos logo.

É uma companhia enorme, e assim como todos os gatos e outros animais que são bem tratados torna-se num excelente amigo.

Tem instintos, embora eu pense muitas vezes que chega a pensamento mesmo.
E agora após tudo o que eu disse, e com muitas outras coisas que assisto com o animal que tenho em casa pergunto, será que eles não pensam ?
Pensam.

Fiquem bem e até ao próximo texto, um bom fim-de-semana.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Rico Texto


Olá boa tarde :D

Antes de mais, hoje fui ver a exposição de Salvador Dalí no Porto, e é sem dúvida algo a não perder.
Cada quadro, uma nova mensagem :)

Ontem falei do dia Mundial da Alimentação, e quando sei que há uma data importante faço por a divulgar.
Hoje é o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.
Pois dizem que em África se passa fome, e eu queria assim dar alguns números existentes em Portugal :

1 em cada 5 portugueses vive no limiar da pobreza (21% da população total), em relação aos dados de 1999 e 2000 há um agravamento de 20 a 25% da situação de pessoas sem-abrigo, 45,5% da população, em idade escolar abandona de forma precoce a escola...
O que eu quero dizer é que em Portugal sendo um país dito desenvolvido cada vez mais se vê a existência apenas de duas classes, sem classes médias, sendo elas os pobres e os ricos.
Depois há sempre a ajuda dos países de Leste que também ajudam á festa.
Mas só existe este tipo de pobreza?
De que vale ter uma conta cheia se nem se goza dela?

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, mas quero ver se vão deixar de gastar no que dizem ter de gastar para distribuir o que é necessário.

Mais um desabafo, mais uma data.
Já agora quem quiser que veja o texto de ontem :)

Fiquem bem e até ao próximo texto.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Bom apetite


Olá boa tarde :D
Tudo bem por aí?

Pois é hoje é dia 16 de Outubro, e sabendo que se trata do Dia Mundial da Alimentação queria falar sobre esse problema e abordar outros ligados.
Claro que não é por ser dia Mundial da Alimentação que quem passa o ano todo com pouca comida, que vai ter qualquer tipo de ajuda.
Também não é hoje que a comida vai deixar de ser esbanjada.
E também não é hoje que...

Eu sou bom garfo, não como muito, como o suficiente e gosto de tudo um pouco excepto certas comidas, mas são mais as que gosto do que as que não gosto, e tento nunca escolher mais do que quero.

Vejo muitas vezes que as pessoas hoje em dia alimentam-se de plástico.
Não digo que não se coma, porque como , mas com conta peso e medida.
Depois há assuntos que diariamente nos confrontam e eu penso : Mas será que não se vê o porquê?

O peso hoje em dia é quase como que atribuído para todas as pessoas da mesma faixa etária, assim como o tamanho, e etc.
Quando na verdade diferencia e muito.

Depois ouvem-se conversas que são mesmo fúteis, e só servem para meter mais ideias na cabeça de quem já tem problemas derivados da alimentação.

Há muitos contrastes, há muitos sabores, muitas culturas, mas todas elas comemoram hoje o dia Mundial da Alimentação, mesmo que não o saibam, se tiverem algo que lhes permita uma refeição, já é bom no Mundo onde vivemos.

Já agora que tem ligação com o tema, ouve-se muitas vezes dizer que em África passa-se fome. Digo-vos eu, que estive em Angola 1 mês, que é pura mentira.
Claro que não se vive com luxos, mas não vi uma pessoa a morrer á minha frente como dizem, nem cheia de fome.
Claro, que há lugares e lugares, mas lamento que só passem o lado mais complexo, quando há tanto de bom por mostrar.
Lá a natureza oferece, a riqueza vê-se, e todos a podem aproveitar, e em países ditos desenvolvidos, aí sim vê-se que muitos passam fome, ou porque querem ou porque não têm saída.
Para o caso de dúvidas : 1º Angola não é um país que faça parte dos roteiros turísticos e eu não estive num Hotel 5 estrelas , foi um país que esteve mais de 40 anos em guerra, que está a recuperar tudo, e onde as pessoas vivem do que produzem.
E se dizem que lá passa-se fome, olhem bem para Portugal, que até se pede esmola pelo telefone.

Espero que tenham aprovado o meu menu de hoje :)
Fiquem bem e até ao próximo texto.

sábado, 13 de outubro de 2007

Então e o trevo?



Olá boa tarde :)
Tudo bem?
Mais uma vez arranjei um espaço e vim actualizar.
O tema é sobre um assunto que usamos quase que diariamente.

Talvez se possa dizer que está guardado nos nossos bolsos, e por vezes vem até cá fora.

Muitas vezes afirmamos : " Que sorte!" ou " Que azar...".
Mas que é isto?

É claro que há dias e dias, mas depende da Sorte e do Azar?
Penso que não.
Tudo acontece porque tem que acontecer naquele momento.
Sorte para mim existe apenas no jogo, a qual nem sempre está livre.
Temos o Passado, Presente e Futuro, podemos ter dias melhores e piores, mas é por nossa própria influência mesmo que nem sempre reparemos nisso.
Por vezes a repetição de um certo acontecimento pode significar algo, mas daí a ser algo que vem como sinal e blá blá... para mim não.
Não é por acaso que uns são melhores numa área que noutra, não é porque de repente uma força se lembrou que essa pessoa tem que virar músico mesmo que até esse dia não soubesse as notas musicais.
Defendo que por vezes, mesmo que seja complicado de compreender, o nosso destino é modificado, mas por algo que fizemos, mesmo inocentemente, não foi apenas o trevo que nos ajudou, mesmo que nos tenha dado alguma felicidade encontrá-lo.
Um tema com muito a tratar, com dúvidas ... algo que não vai ser uma certeza para qualquer um de nós, mesmo que não nos acreditemos muito, por vezes há motivos que nos fazem pensar se é ou não.

E vocês que pensam?

Fiquem bem, e vejam o texto anterior se quiserem.

Até mais.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

O peso de um nome


Olá boa tarde :)
Tudo bem desse lado?
Pois mais uns dias atribulados, e agora que tive um tempo livre que me proporcionou este texto cá estou eu.

É certo e sabido que muitas pessoas, dão imenso valor ao seu signo, e ao seu nome.
Eu acho piada, claro que não me baseio nisso para enfrentar um dia, pois se lermos mais do que um, constatamos que nem todos coincidem.

E depois há os que dizem que temos probabilidades de ter dores de cabeça, ou seja todos os aquarianos as vão sentir? Rico dia para as farmácias...
Mas nos nomes, acredito até certo ponto, espantando-me por vezes com os contrastes, mas acho que o nome, é o que nós recebemos logo no início da vida, e ele está connosco sempre.

Por isso, há que ter orgulho nele, e fazer com que este possa ter mais caracteristicas.
O meu nome significa : Aramaico, significa dona de casa. Diminutivo: Martinha. Indica certa inclinação à calma nos momentos mais difíceis da vida. É próprio de pessoas que se preocupam em estabelecer boas relações com seus vizinhos e conhecidos.

Até que concordo com a sua definição, acho que tem semelhanças comigo, mas a minha questão é, se uma pessoa tiver um nome X quer dizer que todas essas pessoas sofrem influência, ou será já como que uma tendência?

Uma matéria interessante.
Acho que o nome tem avançado, e já não é visto como mais uma escolha, em que se escolhe o primeiro nome que se vê, nem que seja numa lata de feijões.
Constantemente se vê um nome que se via como que acabado, que já não era considerado 'moderno'.

Para tudo isto, para os nomes que foi o que mais abordei, há que ter espirito crítico, e se o que lá diz é mentira, tentar mudar a marca digamos.
E vocês que dizem?
Pois é dia 11, amanhã dia 12 muita gente fica mais velha.

Fiquem bem e até ao próximo texto.

sábado, 6 de outubro de 2007

Saber responder


Olá boa noite :)

Já faz 5 dias que não vinha aqui deixar algum texto, mas após pensar num tema lembrei-me de um.


O tempo é pouco, a imaginação voa e quando volta é já um pouco tarde para escrever, daí a razão da minha ausência, a qual já foi justificada, já justifiquei a falta.

Lembrei-me de uma questão levantada no outro dia na aula de Filosofia.
Li um pequeno texto, mas onde tudo estava escrito, e é uma questão que vos quero colocar : Qual a coisa mais importante da Vida?

Sem se ser grande filósofo, as questões surgem, e qualquer pessoa o pode ser, pois garanto que a resposta varia.
Para os que tem fome, a resposta será a comida.
Para os que tem falta de amigos, a resposta será a amizade.
Para o que falta tudo, a resposta serão muitas.
(...)

Daí a minha dúvida, quem faz com que estas perguntas surjam, e com que as respostas nem sempre sejam dadas?

Tenho pena que por vezes, estas perguntas não sejam feitas.
É claro que muda de pessoa para pessoa, de mentalidade para mentalidade, e chega de redondância.

Mas a própria questão, tem que ter principios ultrapassados.
Para uns não terem nada, outros têm tudo.

Mas os que não têm nada, de certeza que não respondem que o melhor é um objecto de não sei quantos euros.
Basta algo de cêntimos, ou algo que não se compra.

Hoje em conversa com a Marta, uma fã sempre assídua (Não sei porquê), soube que era o dia Mundial dos Cuidados Paliativos, que consiste na possibilidade de um fim de vida mais fácil para quem o está a passar.
E agora pergunto, o que será mais importante para estas pessoas?

Obrigada pela vossa leitura :D

Fiquem bem e até ao próximo texto, que espero que seja mais breve.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Dia 1


Olá boa noite :)

Tudo bem?

Antes de mais, quem quiser pode dar uma vista de olhos no meu texto anterior.
Hoje, dia 1 de Outubro é o dia Mundial da Música.

Uma data importante, pois hoje em dia a música está em tudo mesmo, e ainda bem.
Mas para mim a música já não tem o valor que tinha, sem querer parecer muito antiga pois não sou, mas para mim os grandes clássicos da música não são os que duram 2 meses, ficam no top, e depois volta outra vez ao mesmo.

A música serve para muito, para nos ajudar a pensar, para nos lembrarmos de algo relacionado, para o que quisermos.
Podemos mesmo ser nós a inventar uma, o que até se pode tornar diferente.
Ouve-se em qualquer sítio, a qualquer hora, basta ser boa.

Claro que hoje em dia qualquer pessoa grava um CD, já não tem o impacto que tinha anteriormente, mas mesmo assim, ainda nos deparamos com música de qualidade, e que fica sempre no ouvido.

Apenas mais uma data que não queria deixar passar em branco :D

domingo, 30 de setembro de 2007

Bem-me-quer... Mal-me-quer...


Olá boa noite :)
Pois é, foi impressão vossa que estive ausente dois dias...
O que o tempo faz...

Bem estava eu hoje a pensar num tema a abordar, e de repente lembrei-me de uma questão, que está pelo ar, mas nem sempre é tocada :

Quem marca a diferença entre o bem e o mal?

Constantemente ouvimos expressões que julgam, criticam alguém por ideias diferentes, comportamentos opostos, mas como se pode saber ao certo qual é o caminho correcto, quem o pode dizer?

Claro que a consciência diz tudo, e ela ou pesa muito ou está em excelente forma, mas eu quero chegar é a questão, como se pode falar, e dizer que não faria da mesma maneira, se por vezes varia de pessoa para pessoa?

Sim, há factos que para qualquer pessoa a opinião é igual, mas varia da personalidade, da educação, de quê?
Penso o que a nossa sempre aliada opinião deve estar sempre connosco, como a sombra, e se achamos que o que acabamos de ver é algo de mal, para quê começar a fazer só porque quem o fez acha bem?
Confuso.

Mas somos muitas vezes testados, e aí tudo vem ao de cima.

O bem e o mal são vizinhos? Eles são uma mistura.
Basta ver que para uns é tão fácil cometer o mal, fazer algo que faz alguém perguntar o porquê, e para outros o bem é uma constante, e aí sim interroga muitas pessoas neste momento.
A errar se aprende, e ao aprender se faz bem. (Inventado agora)
É impossível fazer sempre o correcto, mas o mal é?

Conto com as vossas opiniões sobre o tema, se existe uma fronteira, e se esta está sempre disponível.

Obrigada por mais uma vez estarem aqui, pois é muito bom escrever e ter alguém sempre disposto a ler.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Tens tempo?


Olá boa tarde.
Tudo bem desse lado? Espero que sim.

E já é Sexta-feira, dia 28 de Setembro de 2007.
Faltam quase três meses para o Natal.

Gostaria de falar sobre o tempo.

O tempo penso que questiona tudo e todos, mas pergunto, ele existe?
Reparámos muitas vezes que quando ansiamos por algo o tempo passa muito devagar, mas quando não queremos que algo aconteça tão rápido ele vem logo ao nosso encontro.
Será psicológico?
Será real?
Claro que é o nosso guia, mas que é uma grande questão é, e que nos faz rasteiras faz.
Eu por exemplo já não me entendo sem relógio, mas sei que se não o tiver o problema não é grande pois tenho uma consciência, por vezes comprovo que é certa, do tempo.
O mesmo se passa com os acontecimentos que queremos demoram muito a chegar, mas a passar, voam.

E o tempo voa?
Criamos rotinas, e todas elas quando são semelhantes têm a mesma duração.
É ele que nos comanda ou somos nós que temos essa possibilidade?

Eu penso que o tempo é uma forma de nós marcarmos as coisas, e alargar não dá, podemos é sim acrescentar mais, perdendo outro tempo.

E porquê é que o tempo dá mais margem em algumas situações do que em outras...?
Será fruto do nosso imaginário, isso só mesmo vivendo com ele é que o vamos conhecendo e mesmo assim, desde sempre que esta pergunta é colocada.

Pelo sim pelo não, vamos estar com ele.
O Tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o Tempo respondeu ao tempo
que o tempo tem o tempo que o tempo tem.
Esclarecidos? :)

Até ao meu próximo texto, e espero pelas vossas opiniões, se acreditam ou não na existência do tempo.

Até amanhã (?)

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Dia 26


Olá boa tarde :)
Arranjei algum tempo para vir aqui, e decidi então actualizar, já que grande parte das pessoas que me estão a habituar a ler os seus comentários em cada texto já comentaram todas.
Hoje dia 26 de Setembro é o Dia Europeu das Línguas.
Uma data importante , mas que passa despercebida pois quem se interessa com datas? Há que ver é os problemas nas notícias.
Adiante...

Este dia é assim uma data que homenageia várias línguas existem, existindo em todo o Mundo cerca de 6000.
Eu queria ir além da data e das causas que a levaram a ser criada, e passar para as línguas em si.

Para comunicar precisamos de saber várias línguas e constantemente usamos expressões de outras.
Mas pergunto como é que uma língua falada por muitas pessoas, pode de um momento para o outro perder tanto?
É como que marcado o seu final?

Além disso acho mau que se estipule línguas como as mais e as menos.
Todas elas são importantes sem uma é um país que muda, sem a outra poderão ser vários.

Assim acho que este dia deve ser tomado em conta, pois como referi em cima há cerca de 6000 línguas faladas no Mundo, e muitas delas são desconhecidas.
Por vezes só uma pessoa a sabe falar no momento.
Porquê acabar assim?


Apenas queria dar a conhecer esta data que é quase como que esquecida.

Obrigada por virem :)

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Pecas se não leres



Olá boa tarde :)

Pois é esta semana não me foi permitido postar, as aulas começaram, as quais estou a gostar, e o blog vai ter que ficar para as horas que me sobrarem.

Hoje gostaria de fazer uma pergunta, alias sempre que escrevo algo é com o objectivo de vos perguntar a vossa opinião.

Estando eu a procurar um tema para abordar pois a inspiração por vezes é como que aspirada e o filtro guarda logo...

Bem hoje queria falar sobre algo espero eu mais interessante do que o texto anterior.
Quem inventou os 7 pecados mortais?

Eles são a gula, luxúria, ganância, preguiça, vaidade, inveja e ira.
Acho que se se pode mudar para quê cometê-los?

A meu ver :

Gula, Como se pode ser guloso com tanta gente a passar fome?
Ao que se cobiça podia-se alimentar muita gente.
Luxúria, devemos ter quando fizemos algo bom, não em termos materiais.
O materialismo é considerado por mim um grande pecado. Como pode alguém ser prestigiado pelo que tem? Um objecto é a sua imagem?
Ganância, pode ser bom se não for levada aos extremos. Se não prejudicar o próprio e quem o rodeia.
Preguiça, quem não a tem de vez em quando? Desde que seja contornada e que passe a ser utilizada nas horas livres.
Vaidade, deve-se ter pelo que se é, não por pura futilidade.
E a ter que se tenha em tudo.
Inveja, não vejo como um bom sentimento, mesmo que seja dita como felicidade pelo outro.
Ira, pode mesmo ser perigosa, a raiva em grandes medidas nunca é boa, a falar é que as pessoas se entendem.

Durante uma vida inteira, julgo que cada um tenta a sua invasão , mas gostava de saber a vosso ver estes são os principais.

Eu julgo que são sim importantes, e o melhor mesmo não adoptá-los para sempre.
Mas uma coisa me interroga, porquê 7? E porque mortais?
Matar não é um pecado?

Acho que isto do pecado, é relativo.
Concordo que estes são mesmo maus, e evitáveis.

A fronteira entre o bem e o mal, é feita entre esta diferença.
Digam o que pensam, espero que tenham gostado do tema, e aceito sugestões :)

Até ao próximo texto.

NOTA : Certamente quando viram a imagem barraram com o monitor sem convidar quem estava em casa... Gulosos!

domingo, 16 de setembro de 2007

Regresso vaidoso


Olá boa noite :)
Antes de mais peço desculpa pelo tempo que demorei até chegar a esta actualização, mas cheguei.
Fiquei contente por saber que os que comentaram o texto anterior, não têm qualquer tipo de curiosidade em comer carne de gato, fico contente :D

Pois é a inspiração é pouca, mas vou tentar escrever algo digno da vossa leitura.
Lembrei-me de falar da vaidade.
É saudável?

Eu penso que sim, o que não é saudável é mesmo não ter um pouco de orgulho na pessoa que somos, e por vezes um pequeno pormenor faz muita diferença.
Mas acho que em exagero, é prejudicial, digo isto por ver crianças, sim , com a cara tão pintada que sem a pintura não se reconhece.
Mesmo um adulto, acho que é tudo para levar com conta peso e medida.

Acho que não se deve julgar uma pessoa pela aparência, por vezes é surpresa em pessoa, assim como para o lado bom como para o mau.
A futilidade se estiver presente é mesmo um mau começo.

Por vezes, ao ver a TV, aquela caixa que nos mostra apenas o lado bonito das coisas ou o mau, extremos sim, mostra modelos que parecem intocáveis, do género "não me toques que me parto".
Sim a vaidade é bom, mas em tudo, não apenas no exterior.

Pronto este texto não é digno da minha vaidade, mas foi apenas para actualizar, e acho que é interessante ler, várias opiniões sobre o mesmo tema.

Obrigada por passarem :D

Até mais.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Nova ementa


Olá boa tarde :)
Não sei se ainda se lembram de mim...

Tenho aproveitado estes últimos dias de férias, e o blog tem-me passado um pouco ao lado, embora estivesse sempre a pensar em escrever qualquer coisa.
Pois é amanhã, um novo ano lectivo começa.


A ansiedade aumenta, quer por ser diferente quer pela expectativa de conhecer novas pessoas, mas continuo a achar que as férias passaram muito depressa, mas o importante é que foram sem dúvida alguma inesquecíveis.

Agora queria avançar para um tema que li, e que parece estar a tornar-se bastante apetecível : Comer gatos selvagens na Austrália.
Esta prática surgiu devido á grande população de gatos que existe no país, que eliminam assim animais mais pequenos.

A decisão foi assim, não desperdiçar este devorador, e incluir assim gato na ementa.
Claro que é assim como fã de gatos que sou, e no país em que se vive em que o gato é simplesmente para ser um animal doméstico, para mim estaria fora de questão.

Mas assim como nós comemos animais que são sagrados em certos países, acho que temos que perceber estas práticas embora não me encaixe muito bem por exemplo imaginar o meu gato a ser comparado ou com a carne de coelho ou de frango...

Tenho pena, e apesar de dizerem que a vida é assim que temos que nos alimentar deles, (não me refiro aos gatos) , acho que é impossível, comer um animal, e não imaginá-lo vivo.

Claro que não é um animal, que vai sofrer menos que outro, não é comendo apenas peixe que estes sofrem menos, mas acho que é ao mesmo tempo uma traição digamos, para com eles.

Será que tem que ser mesmo assim?
Agora vendo o meu gato deitado no sofá... até que percebo os australianos.
Logo á noite talvez opte por massa de gato.
A brincar claro !

Bem, vou ter pena pois o meu blog agora não vai estar actualizado durante a semana, só mesmo sexta e durante o fim de semana, e espero assim a vossa opinião.

Espero que tenham gostado do tema, que achei interessante, pois mostra uma outra cultura, que não era mas se transformou apreciadora destes felinos.
Espero que não chegue a Portugal, já basta o mal que fazem aos animais, não só cá como nos outros países.

Até ao próximo texto.

Fiquem bem.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Abraços Grátis

Olá boa tarde :)
Ontem aqui no blog foi feriado, mas hoje vou reabrir com um tema que achei muito interessante na medida em que é fora do vulgar.

Quantas vezes vamos na rua, passamos por muita gente e nem um sorriso se troca?
Quanto mais um abraço.
Pois este homem, marcou a diferença, estando sozinho, quis alargar este ideal por vários países e conseguiu.
Sinceramente acho que teria piada, um gesto como este sair assim espontaneamente, sem maldade.
Muitas vezes passámos por muitas pessoas com graves problemas, e um simples sorriso, um abraço, uma palavra fará a diferença.
Acho que em Portugal, as pessoas têm um pouco de receio de se exprimirem.
Os sentimentos nem sempre devem ficar lá no fundo, nem devem sair e ir contra a primeira pessoa que está a nossa frente.
Neste vídeo, pode-se reparar que as pessoas no ínicio afastavam-se.
Eu provalvemente sem saber a causa, faria o mesmo.
Mas acho um motivo tão saudável, que mete piada ao mesmo tempo a forma como as pessoas se aproximam do homem, algumas com receio, outras para brincar, outras para inovarem...
A polícia duvidou deste homem, pois não sabia as causas, mas após a recolha de várias assinaturas este homem conseguiu continuar com este projecto.


Bem, deixo aqui o vídeo, acho que seria uma ideia a pensar :)

sábado, 8 de setembro de 2007

Herrar é Umano


Olá boa tarde :)


Espero que o vosso 1º dia de descanso semanal, esteja a correr bem.

Hoje é o Dia Mundial da Literacia, alfabetização se preferirem.

Achei um tema bastante importante, pois apesar dos esforços de muitas entidades, Portugal ainda é dos países europeus com maior percentagem de pessoas que ou por falta de acesso ou opção, não sabem ler e escrever.

Tenho pena de pessoas que não têm possibilidades de aprender, e vê-se muitas pessoas já de outras gerações que não tiveram mesmo hipótese de se alfabetizarem, mas há também em contraste pessoas da nossa geração que têm essa possibilidade e não a aproveitam ou deitam tudo a perder, com o que sabem, por pouco que seja, em domínios da internet.

Cada vez mais me apercebo que as pessoas se entregam ás abreviaturas, eu não digo que não use, mas mesmo só em certos casos desde que não passe a ser uma rotina diária , e escrevo todo o resto do texto por extenso.
Depois acho que aqueles que têm mais dificuldades, problemas de aprendizagem são aqueles que mais facilmente encontramos a escrever com essas letras que não têm qualquer nexo estarem onde estão e fazem-nos perder muito tempo a tentar decifrar , apenas por um simples luxo de ganhar uns segundos.

Mas sendo dia da Literacia e não querendo falar de falar de códigos da linguagem, acho sinceramente e cada vez tenho mais certeza disso que as Línguas são mesmo muito importantes, não desvalorizando as outras, mas é a comunicar que a gente se entende, e quem não souber falar dificilmente se consegue expressar e chegar onde quer, pois mesmo que se safe dizendo meia dúzia de palavras direito, se tiver a possibilidade de aprender a sua língua e as outras acho que é fundamental.

Até porque vemos muitas vezes na comunicação social, nas pessoas que vemos diariamente na televisão (...), muitos erros que não percebo de onde possam vir, se as pessoas se formaram nessa mesma área.
Apenas queria abordar esta data que passa um pouco despercebida.
Já agora quem quiser que veja o texto de ontem :D

Obrigada, e voltem sempre.

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Quente ou Frio

Olá boa tarde :)

Bem hoje queria abordar um tema, que já me tinha surgido, e que ontem em conversa com a Débora, tive a certeza que seria um tema que ira suscitar muitas dúvidas e que por isso é interessante.
Acreditam no Inferno?
Normalmente faz-se distinção entre quem se comporta melhor, e quem saí dos limites, atribuíndo a cada um deles um lugar que é nomeadamente o Céu e o Inferno.

No Céu ficam os bons, e o Inferno os maus, que ficam a cargo do Diabo.
Eu não acredito, no diabo para mim são mitos e desculpas que se arranjam para explicar situações que normalmente desconhecemos, e que por isso serve como que passagem para certas etapas, que assim não são ultrapassadas.
Acho que quem faz mal, paga na Terra, e não após a vida, assim como quem faz o bem, senão de que serviria?

Depois temos aquelas imagens, horrorosas, e violentas, que criamos ao longo dos séculos, e acho que é apenas um símbolo, pois significa o medo que se sente, algumas pessoas que não fizeram assim o bem durante toda a sua vida, e receiam um castigo. Temos exemplos como a conhecida "A Divina Comédia" , escrita por Dante sendo um Poema épico da Literatura Italiana. Está dividida em três partes, Inferno, Purgatório e Paraíso

A Divina Comédia é hoje a fonte original mais acessível para a cosmovisão Medieval, que dividia o Universo em esferas geocêntricas, dividindo a Terra dos Céus pela órbita lunar.
Esta já demonstrava a visão que perdura até aos dias de hoje, e que penso que irá perdurar.

Defende-se que há assim passagens, julgamentos e conclusões, sendo o destino desejado o Paraíso, e por isso a sua imagem é de grande calma e tranquilidade.


Sobre a típica frase de que o Diabo é que fez com que a pessoa agisse assim, eu discordo.
Primeiro porque é uma coisa que não sabemos se é mesmo real, logo não serve como desculpa para o que uma pessoa faz.


O português Gil Vicente também escreve 'O Auto da Barca do Inferno' sendo uma complexa Alegoria Dramática representada pela primeira vez em 1517.
É a primeira parte da chamada trilogia das Barcas (sendo que a segunda e a terceira são respectivamente o Auto da Barca do Inferno e o Auto da Barca da Glória).


Os especialistas classificam-na como moralidade, mesmo que muitas vezes se aproxime da farsa.
Ela proporciona uma amostra do que era a sociedade portuguesa, principalmente a lisboeta nas décadas iniciais do Séc.XVI, embora alguns dos assuntos que cobre sejam pertinentes na actualidade, servindo como crítica á sociedade da época.

O nome "Barca do Inferno", porque quase todos os candidatos às duas barcas em cena – a do Inferno, com o seu Diabo, e a da Glória , com o Anjo – seguem na primeira. De facto, contudo, ela é muito mais o auto do julgamento das almas.
Transmite também a ideia de discussão da sua vida com com o Diabo e com o Anjo.

Eu defendo que o que se faz , logo nos é apresentado na conta, e não acredito muito que seja alguém que nos leve a fazer o bem ou o mal, nós não dependemos disso para fazer as nossas escolhas, pois por vezes isso só serve para justificar o mal, quem não deve não teme.

Digam a vossa opinião sobre este tema.
Sobre o título simboliza o inferno e o paraíso e ao mesmo tempo se estamos perto ou longe da realidade.

Fiquem bem, até ao próximo texto, obrigada pela paciência ao lerem este grande texto :)

Publicidade : Já que falei no inferno :
http://www.no-purgatorio.blogspot.com/

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Juízo final


Olá muito boa noite :D

Esta madrugada morreu o maior tenor de todos os tempos, Luciano Pavarotti.
Morreu vítima de cancro no pâncreas.

E vou lançar um assunto que não sei se seria da sua vontade se teria sido sequer pensado no seu caso, mas que acho relevante para se abordar e em doenças como esta é muitas vezes pensado em casos terminais.


Queria assim perguntar, se nestes casos de doença prolongada não é mais justo para a pessoa poder decidir pôr fim ao seu sofrimento e optar pela Eutanásia.

A Eutanásia em si consiste no acto de facultar a morte sem sofrimento, a um indivíduo cujo estado de doença é crônico e, portanto, incurável, normalmente associado a um imenso sofrimento físico e psíquico.
É relevante distinguir eutanásia de "suicídio assistido", na medida em que na primeira é uma terceira pessoa que executa, e no segundo é o próprio doente que provoca a sua morte, ainda que para isso disponha da ajuda de terceiros.

Há os que defendem que a vida tem altos e baixos, e que assim o sofrimento faz parte da vida.

Eu não concordo. Acho que temos o direito de optar, se queremos deixar a nossa vida á deriva até que ela ponha fim por ela própria, ou com muita coragem se opte por decidir o seu fim.
Os contra defendem que nós não temos direito a tamanho poder, e que por isso devemos ir até ao fim aguentando as consequências, que são nestes a morte e então para quê adiar e sofrer tanto?

Em Portugal por exemplo muitas das pessoas que sofrem destas doenças, e que são muitas por sinal, não têm nem possibilidades nem assistência familiar, pois podem não a ter constituído, e não tem motivos para ter tamanha dor.

Assim a eutanásia pode ser activa que consiste no acto deliberado de provocar a morte sem sofrimento do paciente, por fins misericordiosos, eutanásia passiva : a morte do paciente ocorre, dentro de uma situação de terminalidade, ou porque não se inicia uma acção médica ou pela interrupção de uma medida extraordinária, com o objetivo de minorar o sofrimento deste.
Os médicos podem ter ainda a responsabilidade de decidirem estes casos, se o paciente não se poder expressar.

Apenas falei disto pois, quem comete eutanásia decidiu a sua vida e por vezes é visto com maus olhos, e quem mata alguém, e depois a si próprio, demonstra maior coragem?

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Pessoas vs. Genes (?)

Olá boa tarde :)


Peço desculpa por ontem não ter actualizado o blog, mas não pude mesmo, e agradeço a quem comentou os últimos textos, está-se a criar uma comunidade :D

Bem hoje numa das minhas pesquisas li que os cientistas descobriram o primeiro gene responsável pela nossa altura.
Para muitos este gene é generoso, para outros um pouco forreta, mas sinceramente eu não vejo a altura como superioridade, e podem até outros genes ajudar em aspectos mais importantes.

Este gene tem o nome de HMGA2, ele põe em questão diferenças de 1cm na população, o que embora possa ser mais ou menos em alguns casos, e por isso não serve de explicação em todos os casos.

Pode até ajudar a perceber doenças relacionadas como o cancro.

Cerca de 90% das variações de altura, estavam mais relacionadas com factores genéticos, do que propriamente a alimentação, que por vezes era posta em causa.

Este estudo foi possível através de amostras do ADN de cinco mil pessoas. Cada indivíduo tem duas cópias de cada gene — uma paterna e outra materna, sendo neste caso do gene HMGA2, visíveis como variante 'alta' ou 'baixa'


Mas este gene não serve como explicação para grandes diferenças de altura sendo o corpo humano tão complexo, envolve assim outros constituintes, outros genes.

Queria recuar uns "anos", o Homem moderno tem a impressão que em relação a épocas anteriores cresceu, mas não.
Os nossos antepassados primitivos eram de estatura superior.
Em cada era, perdemos cerca de 3 cm.
O mito que ouvimos, e lemos quando estudamos sobre a existência no passado de indivíduos anões, não é verdade.
Sinceramente acho que há assuntos de maior importância, desde que a saúde esteja connosco para que serve mais meia dúzia de cm?
Era apenas para dar a conhecer este notícia, pois acho que é interessante, a forma como estes estudos podem explicar tanta coisa que nos interroga, e pode-se provar através de algo que está em nós e nós simplesmente desconheciamos.

Fiquem bem, e até ao próximo texto :D

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Ser Poeta

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e cetim…
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente…
É seres alma e sangue e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!



Poema de Florbela Espanca


Sugestão da minha mãe e a si dedicado.


Nota : Hoje publiquei um outro texto, quem quiser que dê uma olhadela.

Desmistificando


Olá boa tarde :)


Certamente ouvem frases do género:
"Comer muito queijo tira a memória"
(Os ratos quando comem num sítio voltam lá não voltam? ), "Matar um gato preto dá sete anos de azar "
(E porquê o preto?) , " Se chove e faz sol estão as bruxas a pentear-se"... (Há tanta bruxa neste mundo que passa despercebida e se penteia e o tempo nem sempre muda)

Eu sinceramente respeito quem tem essas crenças, embora não siga.

Estas transmitem a cultura e psicologia das populações, basta ver que cada uma tem as suas, e por vezes trocam entre si.

Mas por vezes é prova de ingenuidade, e também de criatividade, como é o caso das lendas, que nunca são esquecidas, e todas elas consigo levam uma moral.

Acredito que antes sem entretenimento, quem não tivesse com que se ocupar, as pessoas de mais idade, arranjassem assim histórias, como as bruxas, feiticeiras, fantasmas e almas penadas que procuram salvação... e assim quem ouvia divulgava isto a outra pessoa, e os ideais foram crescendo.
Pode-se assim definir, como sentimento de medo, e falta de sabedoria sobre os fenômenos anteriores, o que é absolutamente normal, embora muitas classes que ditas mais 'cultas' seguissem á mesma estes ideais.
Por exemplo eu não percebo que tem o nº13.
Quando é sexta feira 13, é normal brincar-se e até aí tudo bem, mas acho que o nº13 é um número como os outros, que mal faz?

Não se pode confundir religião e superstição, pois assim como a oração proporciona paz a quem a realiza, as superstições podem trazer dúvidas.

"Se duas pessoas pronunciarem a mesma palavra ao mesmo tempo, morrerão no mesmo ano em que a disseram", eu então não estaria aqui a escrever , vendo a quantidade de vezes que aconteceu.

É claro que há sabedoria popular que nunca engana, mas acho que ir além disso, não é saudável, e há explicações para o que acontece, e defendendo estes mitos eles continuarão.
Eu defendo que há dias de azar, mas porque algo aconteceu mal, não porque não respeitamos as crenças.

Obrigada por terem estado aqui,

Até ao próximo texto.




domingo, 2 de setembro de 2007

Prémio antecipado

Olá tudo bem desse lado?

Tarde de calor, Setembro promete.


Antes de mais, obrigada a quem se tem deslocado virtualmente ao meu blog :D

Hoje vou falar sobre talento.


Eu por vezes questiono-me, se o nosso destino está já
totalmente escrito, e acredito que sim, pois por vezes o mundo torna-se tão pequeno que volta ao início de uma etapa que já julgávamos antiga.


Muitas provas diferentes nos aparecem e assim temos a possiblidade de sabermos coisas sobre nós mesmo que não sabiamos.

E o talento, nasce connosco?

No nosso destino está quase como que todo decidido, e nós virámos personagens, que representamos como que um novela, mas real, e sempre em directo.
O talento eu defendo que em certas pessoas já nasce com elas, com outras vai crescendo com elas.

Uns mais dotados para a dança, para o desporto, para as artes, para a escrita, para ...
Mas todos nós temos uma razão de existir, mesmo que essa razão possa não estar sempre a dar-nos sinais e por isso é necessário experimentar.

Mas um talento, mais ou menos forte, mais ou menos desejado está connosco.

Se os usarmos bem, eles são-nos úteis, se usarmos pelo lado obscuro, deitamos tudo a perder.

E por muito díficil que seja, o talento não se contagia, o pior sim.
Tenho a impressão que muitas das pessoas que os têm, ou melhor os que os têm mais evidentes, por vezes são vítimas de certas manobras.

Manobras essas que podem fazer com que essa pessoa desista ou fique com mais força.
Muitas pessoas são exemplos de vencedores neste campo.

Através de leituras descobri que há vários factores que conduzem a que uma pessoa seja talentosa sendo eles :

> Autonomia
> Auto-estima
> Curiosidade
> Criatividade
> Perseverança
> Capacidade de concentração
> Capacidade de concretização
> Busca da perfeição
> Optimismo na adversidade

Todos nós temos um pouco de cada.
O meu talento hoje está escasso :P
Manobra? ;)

Até ao próximo texto.

sábado, 1 de setembro de 2007

Adolescência

Olá :)

Boa tarde tudo bem?


Hoje o Porto está ao rubro, no inicio deste mês, começa a receber meio milhão de pessoas para ver o grande festival aéreo.



Eu hoje vou falar sobre a adolescência.

Sinceramente eu não sinto a adolescência a perseguir-me.

Claro que aspectos emocionais, por vezes sente-se mas acho que em qualquer faixa etária.

Aqueles picos de humor, que se tenta não passar para o lado exterior, pois as pessoas que nos rodeiam não têm culpa.
Por vezes vemos mudanças mesmo bruscas, e acho que devemos ter cuidado pois é essencialmente neste espaço de tempo entre os 13 e os 19 anos que a nossa personalidade se vinca.
Eu acho que a adolescência não é desculpa para o que quer que seja, apesar de ser nela que os primeiros obstáculos nos são apresentados, devemos ter calma e pensar, pois o mundo apesar de parecer que acaba nesse mesmo dia, outros virão.
Sente-se sim uma diferença, da criança passámos ao intermédio entre esta e a fase adulta, surgem as perguntas, e começam a vir muitas respostas.

Acho que se deve aproveitar esta fase sim, mas não devemos é calcar tudo e todos para vivermos, e aproveitar e o facto de conhecermos pessoas não quer dizer que tudo o que vem á rede é peixe, pois por vezes vêem mesmo é piranhas, que se não se estiver atento sugam todos os ideais que tínhamos.
Daí é necessária a construção da personalidade, pois ter montes de amigos, como a maioria dos adolescentes diz ter, não significa qualidade.

Surgem as primeiras paixões, as quais defendo que apesar de poderem ser as primeiras não têm que ser levadas de ânimo leve, pois por vezes podem ser as que marcam mais.
Infelizmente muita gente defende aquele slogan, que há que aproveitar esta fase ao máximo, mas esta fase é uma passagem e depois?

E se vem uma gravidez?
E se assim vierem doenças ?
Nesta fase uma gravidez não ajudaria nada, para quem não tem maturidade, e para quem tem acabar um curso, e realizar todos os seus projectos torna-se muito díficil.
É assim nesta fase que surgem as primeiras apresentações ao mundo das nossas aptidões, o primeiro emprego talvez, a entrada na faculdade, e acho que isto tem prioridade sobre muitas coisas que no futuro de nada servem.

Apenas quis deixar aqui um relato do que vejo, e por vezes não muito forte sinto.

Até ao próximo texto.
Fiquem bem.

© oblogdocorte 2007. Todos os direitos reservados