-

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007


Boa tarde :)
E mais um Natal se passou, as asneiras já foram feitas agora venha o Ano Novo.
Esta época é mais do que nunca abordada pelos Circos.
Eu sou contra, assim como sou contra os Jardins Zoológicos e todos os órgãos que explorem os animais para seu próprio enriquecimento.
Tenho um Circo perto de minha casa, e não tenho qualquer interesse em visitar.
Primeiro porque tenho a certeza que o que veria, foi feito contra a vontade do próprio animal, que segundo um email que circulou bastante tempo pela internet, os animais são sujeitos a pesados castigos quando não obedecem, exemplos não dou pois são tão macabros que até custa mesmo acreditar.
Uma outra razão, é que a maioria dos animais que os constitui efectuou o seu crescimento num habitat que Portugal não pode oferecer. Qual é o sentido de sujeitar um urso polar,que tende a desaparecer rapidamente ao nosso clima ?
A única parte que me poderia agradar é a da representação onde os artistas demonstram os seus dotes, e estes ainda podem ter o seu encanto pois escolheram, em principio.
Li num jornal que um tigre siberiano, matou um homem e feriu dois, em São Francisco.
O tigre, matou e depois estava sentado perto do corpo, quando as autoridades se aproximaram atacou-as e foi abatida, uma tragédia que poderia muito bem ser evitada se esse mesmo animal estivesse no seu local de nascimento.
Assim como acontece nos sítios denominados por divertimentos também há outros locais, locais esses que por vezes nem imaginamos.
O que acontece à sua vontade ? Fico mesmo revoltada quando ouço alguém a dizer que eles existem para nos servir, acho que a ignorância não podia ir mais longe.
Vejam este vídeo http://www.youtube.com/watch?v=o6H2VcuXWzQ (um dos muitos que estão na internet, mas que passa ao lado, pois há ainda a ideia de que tudo está bem quando nós estamos bem...) disponível sobre o terror que grande parte dos animais sofre, salvo raras excepções.
Sei que não vou ser apenas eu a conseguir travar os maus tratos dos animais, que não acontecem apenas nos circos e afins, mas passando a mensagem é um começo.
Fiquem bem, e até ao próximo texto.


sábado, 22 de dezembro de 2007

A todos um Bom Natal

Olá boa noite :)

É já amanhã o tão esperado dia 24 de Dezembro :)
É algo que pelo menos eu tenho a sensação de que cada vez ocorre mais amiúde, mas é uma época que me agrada sempre, traz tradição, memórias, conversas, comida que só nessa época tem aquele sabor, tudo isso e muito mais dá graça.
O nosso pensamento começa a dirigir-se também para o novo ano, novos projectos, novas ambições, algumas que nos sentimos capazes de as realizar já, outras que já arrastamos connosco há uns anos mas o novo ano é também para alguns sinónimo de uma nova vida, e costuma-se dizer que "Quem muda Deus ajuda". O novo ano começa, e rapidamente acaba, começo a interrogar-me se será da idade(até pareço muito velha, mas é uma opinião que se generaliza na minha faixa etária).
Exemplo disso é eu por exemplo ainda me lembrar do ano passado estar a comemorar o ano novo, e num salto já estou perto de 2008.
No Natal por exemplo, quando era criança, ansiava ainda mais pela época, e sempre parecia demorar eternidades até chegar até nós.
Isso leva-me a concluir que é também a magia de que existe o Pai-Natal, e que depois numa certa idade nos mostra o oposto, o velho das barbas já não faz sentido para nós.
Para alguns o Natal é a única época do ano em que podem rever toda a família felizmente para mim é a época de a reaver pois o ano assim me permite.
Claro que qualquer pessoa adora esta quadra, e para mim aquele suspense, da velha questão que é se a pessoa gostará do presente, e a sua reacção, dá bastante piada quando é a troca das prendas.
Pena é que o verdadeiro significado se esteja a perder, as famosas prendas são dadas, por vezes quase impostas como que uma obrigação, e a meu ver, uma prenda deve ser dada quando achamos que a pessoa merece, quando o queremos fazer, não porque há um dia que começa a ter esse significado, sim as prendas, não ao exagero.
E todos os anos é o mesmo, vemos famílias a mergulhar em prendas, e outras que já se contentam com o próprio dia, com muita simplicidade.
Há que lembrar ainda que a pobreza há todo o ano, não surge apenas nesta época, e é muito cinismo por parte das campanhas que surgem como se viessem salvar o mundo, a recolher alimentos e dinheiro, e que depois durante o ano talvez existam, mas não com esta intensidade.
As típicas luzinhas nas janelas, as coroas, tudo dá piada, mas claro o mais importante é mesmo o espírito natalício.
O meu ideal de Natal e que tenho a felicidade de passar é em família, no conforto da nossa casa, com tranquilidade, conversa e animação.
Desejo, a todos um Feliz Natal, com tudo do melhor, pois como há sempre uma criança dentro de nós, há que a acordar.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Sem macacadas


Olá boa tarde :)
Hoje consegui vir com mais um tema, tema esse que me tocou.
Todos nós estudamos, e temos essa percepção de que os macacos são nossos antepassados, aliás li num artigo que estes sabem fazer operações mentais de aritmética, sabem fazer contas de somar de cabeça talvez melhor do que muitos humanos, que se dizem superiores a todas as espécies, este estudo foi feito Elizabeth Brannon e Jessica Cantlon,
da Universidade de Duke (nos EUA), publicado na revista online “PLoS Biology”.

Podemos ver assim que tudo tem uma origem, e aqui está a prova. Vi numa outra revista que na Guiné, algumas das pessoas optam por matar estes seres, o que é ilegal, e vendem os mesmos ao quilo. Cultura diferente ? (...)
É assim, tudo bem que nós não podemos falar pois alimentamos-nos de seres que são vistos como sagrados noutros países, mas isto vai contra muitos aspectos, e as imagens chocam, pois um animal que tem capacidades que estão a ser exploradas, está a ser eliminado, e não é só pelo facto de matar, como também a forma como o fazem, é certo que o que comemos não fala, e podemos pensar nisso.
Aproveitando este tema, que traz consigo outros subtemas, vi no outro dia uma noticia que era dada de forma muito surpresa, pois todos ficavam como que 'indignados' que era a de um homem viver com um porco.
Pergunto eu, o porco tem que servir apenas para salsichas ?
Não há casos muito piores, que as pessoas vivem com outras pessoas e é muito pior do que viver com um porco, em todos os aspectos?
De inicio este tema parece que não tem nada a haver com o Natal,mas tem pois pode ser que ao lerem as pessoas passem a mensagem e se preocupem com os primatas, que cada vez mais dão provas que têm uma inteligência cada vez mais extensa.
Pelo respeito aos animais.

Fiquem bem, e até ao próximo texto.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Lema instaurado (?)

Boa tarde .
Faz algum tempo que eu não venho até aqui, mas regressei.


É hoje dia 17 de Dezembro, faltam 7 dias para o dia 24, ou seja 8 para o dia 25.
Recebi um e-mail, o qual confesso que quem recebe fica pensativo, pois faz perguntas que na minha opinião, de ano para ano são esquecidas, esmagadas pelo consumismo.

Era uma carta, carta essa vinda de Jesus, em que perguntava se sendo a época em que se festejava o seu nascimento, o amor que ele demonstrou por nós, ele que se submeteu a uma morte que ninguém merece, o porquê de não ser convidado para a grande festa que realizamos anualmente.
Gosto do Natal, claro que em criança tudo tem magia, continua a ter mas nós estamos a esquecer o seu verdadeiro significado.
Vamos a um centro comercial, que agora por incrível que pareça , (pois Portugal está em crise) está tão cheio que até custa circular.

Não digo que a troca de prendas acabe, começou faz tempo, há que continuar sim mas para quê tanto materialismo ?
As crianças, se perguntarmos o porquê do Natal devem responder imediatamente que é época de troca de prendas.

O Pai-Natal, invenção da Coca-cola, para muitos já perdeu o significado, e o velho de barbas brancas passa a ser vestido por um membro da família que tem que dar continuação até que a criança o descubra, e assim opta por outro tipo de 'magia'.

Não vou dizer que se acabe com o Natal, e impensável, mas é uma época que supostamente é de ajuda, e tenho muita pena quando vejo a ajuda que é dada aos mais desfavorecidos, pena pois é uma hipocrisia, existe apenas no Natal e porque...
As crianças deixam de ser apenas as pedinchonas chamemos assim, mas os adultos embora nem todos organizem uma extensa lista, insistem em comprar, comprar...
O ano novo se segue, e o que se aprendeu com o Natal ?

Sei que a época dos embrulhos não vai terminar, por um lado é tradição e tem a sua história que gere cada um de nós a sua maneira, mas por outro lado é transformada em exagero, pois as prendas devem-se trocar por iniciativa, não porque é o dia da sua troca.
Fiquem bem, e até ao próximo texto.

sábado, 8 de dezembro de 2007

Qual é o teu sonho ?

Olá boa noite :)
Tenho estado ausente, não por vontade, mas os últimos dias antes das férias, não permitem uma actualização diária.


O tema de hoje, não vai ser muito denso, pelo menos no que diz respeito ao seu tamanho, mas a pergunta por si só vale muito.
Ontem numa publicidade, que talvez não fosse com o sentido que eu vou tomar, mas que dá para provar que a publicidade ainda consegue ter qualidade em alguns pontos, e assim pergunto eu : Qual é o teu sonho ?
Não quero que entrem em pormenores, mas que façam uma análise, pois por vezes um querer é muito diferente do outro querer, confuso sim.
Pode aquilo que o ser sonha, passar para a realidade sempre ?
O sonho é feito por cada um ?

Tanta pergunta.
Dizem que basta o Homem querer que o sonho se concretiza, mas há que pensar que isso nem sempre acontece, e alguns aspectos ainda bem, pois nem todos os sonhos têm lindas cores e um final feliz.
É certo que nem podem, pois como tudo, há o real e o irreal, o real nem sempre pode ser como queremos, mas o irreal na sua maioria é fruto da nossa ansiedade.

Até amanhã , espero poder vir aqui escrever mais um pouco.

sábado, 1 de dezembro de 2007

Dia Mundial da Luta contra a SIDA


Olá boa tarde :)

Hoje, dia 1 de Dezembro é o dia Mundial da Luta contra a SIDA (Síndrome de Imunodeficiência adquirida).

Estava eu a pesquisar sobre este tema, e soube que há cerca de 39.5 de pessoas infectadas em todo o mundo.

Em Portugal, aproximadamente 30 mil pessoas estão identificadas com o vírus (HIV), mas o número de casos tende a ser maior do que o declarado.

Há a ideia errada de que esta doença infecta apenas os homossexuais, mas é um erro, pois todos aqueles que não usam protecção estão sujeitos, e em Portugal metade dos infectados é heterossexual estando aí a prova.

É um tema sério sim, que ainda muita gente tem receio em lidar, em falar, mas há que fazer ainda mais publicidade.

Retirei ainda esta informação que mostra como a SIDA se pode transmitir :

O VIH/HIV pode infectar outras pessoas quando se passa sangue ou outros fluidos corporais de alguém infectado para uma outra pessoa. Isto pode acontecer durante o sexo, quando as pessoas compartilham a mesma agulha, durante o parto, na amamentação, nas transfusões de sangue ou quando se usa a mesma lâmina para mais de uma pessoa, como, por exemplo, na circuncisão ou para se fazer furos nas orelhas.


Milhares de cientistas em todo o Mundo trabalham para que um dia consigam vencer
este flagelo. Esperamos assim que os progressos sejam conseguidos.


Fiquem bem, resto de um bom fim de semana.



© oblogdocorte 2007. Todos os direitos reservados