-

sábado, 8 de setembro de 2007

Herrar é Umano


Olá boa tarde :)


Espero que o vosso 1º dia de descanso semanal, esteja a correr bem.

Hoje é o Dia Mundial da Literacia, alfabetização se preferirem.

Achei um tema bastante importante, pois apesar dos esforços de muitas entidades, Portugal ainda é dos países europeus com maior percentagem de pessoas que ou por falta de acesso ou opção, não sabem ler e escrever.

Tenho pena de pessoas que não têm possibilidades de aprender, e vê-se muitas pessoas já de outras gerações que não tiveram mesmo hipótese de se alfabetizarem, mas há também em contraste pessoas da nossa geração que têm essa possibilidade e não a aproveitam ou deitam tudo a perder, com o que sabem, por pouco que seja, em domínios da internet.

Cada vez mais me apercebo que as pessoas se entregam ás abreviaturas, eu não digo que não use, mas mesmo só em certos casos desde que não passe a ser uma rotina diária , e escrevo todo o resto do texto por extenso.
Depois acho que aqueles que têm mais dificuldades, problemas de aprendizagem são aqueles que mais facilmente encontramos a escrever com essas letras que não têm qualquer nexo estarem onde estão e fazem-nos perder muito tempo a tentar decifrar , apenas por um simples luxo de ganhar uns segundos.

Mas sendo dia da Literacia e não querendo falar de falar de códigos da linguagem, acho sinceramente e cada vez tenho mais certeza disso que as Línguas são mesmo muito importantes, não desvalorizando as outras, mas é a comunicar que a gente se entende, e quem não souber falar dificilmente se consegue expressar e chegar onde quer, pois mesmo que se safe dizendo meia dúzia de palavras direito, se tiver a possibilidade de aprender a sua língua e as outras acho que é fundamental.

Até porque vemos muitas vezes na comunicação social, nas pessoas que vemos diariamente na televisão (...), muitos erros que não percebo de onde possam vir, se as pessoas se formaram nessa mesma área.
Apenas queria abordar esta data que passa um pouco despercebida.
Já agora quem quiser que veja o texto de ontem :D

Obrigada, e voltem sempre.

3 remendo(s):

Débora Val disse...

Olá!

É uma pena Portugal continuar a ser um dos países europeus com mais pessoas que não sabem ler e escrever.

Pior é quem não quer aprender, mesmo...

Eu uso abreviaturas, mas quando escrevo mensagens ou assim, mas as minhas abreviaturas são legíveis. Não são daquelas em que passamos minutos a decifrar o que está lá escrito.

E sim, a comunicar é que nos entendemos e é essencial as pessoas saberem, pelo menos, falar bem, nem que seja a nossa língua.

Beijos e adorei o teu texto.

: )

Anónimo disse...

olà
texto mesmo muito interessante !
é pena certas pessoas nao saberem nem ler nem escrever pois é fundamental ! também é pena para quem o saiba fazer, que use abreviaturas pois acho que hoje em dia os miudos dao muitos erros na escola à custa disso !
em relaçao às linguas, é tao bom poder aprender e saber falar vàrias linguas pois este mundo é muito grande e poder comunicar com outras pessoas é giro.
beijo

Fernando Serra disse...

Olá Marta!
Obrigado pelo comentário e congratulações pelo maravilhoso texto!
Parabéns pelo seu talento e gracias pelos elogios!

© oblogdocorte 2007. Todos os direitos reservados