-

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Preconceitos

Olá boa tarde tudo bem ? :)

Hoje queria falar sobre Preconceitos.
Andei a ver um tema, e acho que este é capaz de ajudar a perceber algumas coisas.

Por vezes, qualquer um de nós, sem ter a consciência disso julga os outros, e para ajudar a perceber isso, que pode ser com alguma gravidade ou mesmo muita, os neurologistas tentam assim explicar as causas destes comportamentos.

Por vezes, aqueles individuos mais "certinhos", quando vêem um rapaz com uma forma de vestir diferente, é logo porque é isto, aquilo ...

Cada vez mais se assiste a um crescente número de racismo, (o que eu acho muito estúpido, porque é que uma raça se há-de achar melhor pelo tom de pele? Ou pelos costumes?) o número de xenofobia (idem) , do anti-semitismo...


Lá por uma raça ter comportamentos que nós não concordamos, apenas devemos respeitar.

Apesar do mundo se tornar cada vez mais pequeno, pois está cada vez mais globalizado, os preconceitos estão sempre lá.


Psicólogos, afirmam que o ser humano tem necessidade de organizar as suas ideias, e quando vê algo diferente do que aparenta, surgem ideias que constantemente ainda vemos.


Apesar de alguns dos preconceitos, se basearem no que se
vai ouvindo, há que educar as novas gerações




Já muita coisa mudou, e espero que mude, aquele pensamento que o homem é superior á mulher é retrogrado, e tenho pena de quem ainda o tem pois no mundo onde está não sobrevive com ele.
Os especialistas afirmam mesmo que é muito complexo, apagar toda uma evolução em que o ser humano aprendeu a temer o desconhecido, fazendo assim juízos para interagir com os outros, é como que imprescendível para sobreviver.
Nas escolas assiste-se a esses problemas desde o infantário, onde se vai criando grupos, rotulando-se estes, e os que tem a fama pior, perdem caracteristicas, e mesmo nos estudos podem perder o interesse.
O cérebro, como nos comanda, classifica cada uma das pessoas, catalogando-os como seres melhores ou piores.
A própria evolução a nível de roupas, penteados, é mal vista pelas gerações mais antigas, mas estes têm que se lembrar que no seu tempo também inovaram, em relação aos seus pais e avós.
Acho que quando se quer consegue-se, até o ser mais preconceituoso do mundo, poderá mudar.

Pois assim como vemos os outros eles nos poderam ver a nós, não somos os únicos a ver.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

A nossa amiga : Idade

Olá boa tarde tudo bem?

Queria agradecer ao apoio que têm dado aqui ao meu blog, novinho mas que espero que ainda dure muito.

Hoje queria falar sobre a idade.

Como sabem, quando uma pessoa atinge uma certa idade, começa sempre a referir-se a si próprio como se já fosse um fóssil.

E isto porquê?

Acho que no mundo onde estamos, é muito bom chegar á idade que muitas pessoas chegam, com toda estes problemas que se vêem.

Sinceramente, não percebo percebo porque as pessoas não gostam de falar da sua idade, a idade não é um conjunto de anos que se venceu?
Eu com a idade que tenho, por vezes tenho um pouco de ansiedade em relação ao futuro, o que acho que é normal.


E acho que com as pessoas adultas se aprende muito, pois têm uma outra sabedoria, que as pessoas novas ainda estão para a receber, é claro que uma pessoa pode ter saudades de anos anteriores e por isso lhe custe dizer, mas acho que a idade é como que um passaporte, e quantos mais vistos, mais caminho temos a percorrer.


Por vezes os mais jovens têm tendência para brincar com a idade dos pais ou avôs, como eu por exemplo, mas é como admiração, e claro que há formas e formas, e não se deve
chamar nomes prejurativos apenas porque se pensa que ser mais novo é melhor.



Pois eles com as suas experiências muito aprenderam e podem ensinar-nos e aquela idade que têm já ninguém lhes tira, enquanto nós estamos a caminhar para a ganhar.





Devemos sempre lembrar-nos que se não fossem eles não estariamos aqui.



quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Abandono dos animais





Olá boa tarde :)


Queria agradecer pelos comentários da foto anterior, espero que estejam a gostar tanto de visitar o meu blog, como eu de o ter.

Bem hoje queria falar de um assunto, que se arrasta todos os anos, mas este ano Portugal bateu o recorde, claro que um recorde deveria ser pela positiva não pela negativa como é este :

O abandono dos animais.

Sinceramente não consigo perceber, como é que a adopção de um animal pode ser tomada assim de ânimo leve, é uma vida!

Se as pessoas vêem que não são capazes de tratar dele, então que tenham a decência de gostar deles, mas sem os submeter a uma casa, a uma família, e depois a rua.

Apesar de ser difícil saber quantos animais são abandonados anualmente, estima-se que possam ser milhões por todo o país e milhares apenas em Lisboa tendo em conta que existem milhares de associações de protecção de animais por todo o país e canis e gatis em todos os municípios.



As pessoas quando vão de férias, e não só, pensam que deixando o seu animal na rua, quando voltarem outro haverá, e até pode ser bebé, e assim quando este bebé for adulto a história repete-se (?).


Acho que as pessoas preferem os bebés, pois nessa fase são muito queridos, e quando são adultos muitas pessoas já não têm aquela paciência.

Então para quê ter?

Um animal é uma moda? Ora adopta , ora abandona?

Eu vejo tudo isto como uma traição, e depois as crianças, que vão com os pais buscar os animais, vêem estes como um peluche. Cansou? Há mais.

Tenho pena sinceramente, isto é prova de ignorância , crueldade pura por parte destas pessoas.

Eu por exemplo tenho 1 gato, o Garfield, e gostava de ter mais, e é claro que se tenho um e consigo tratar bem dele, para quê nas férias abandoná-lo?

Se não fosse capaz não o teria recebido. Eles dão-nos tantas alegrias, tantos motivos de orgulho, de dia para dia gostamos mais deles.

Pois eles gostam de nós pelo que somos.

Há sempre opções se não se pode ter um animal.



Já agora :









<- Meu gato Garfield

E o Homem é o melhor amigo do animal?

Quem diria...

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Angola


Olá boa tarde :)



Espero que esteja tudo bem desse lado.


Queria agradecer a quem tem vindo comentar, pois assim dá força para continuar.

Hoje vou falar sobre as minhas férias deste verão, durante as quais passei um mês no continente africano, em Angola.
Claro que com as informações diárias que dão na televisão, e que se ouve, Angola no pensamento de quem não conhece é um país em que tudo falta, e no qual todos passam fome.

Mas não é verdade.

Angola é um país riquissimo, onde ninguém passa fome, pois a terra tudo oferece.


A dita "pobreza", confunde-se com o excesso de materialismo de cá , pois lá podem não ter aqueles padrões de felicidade como cá, mas garanto-vos que as pessoas são todas muito mais felizes á sua maneira, sempre unidas, divindindo e nunca olhando com desdém.



Lá o dia passa como se fosse uma manhã, o próprio clima, ajuda a passar tão rápido que o mês que lá estive pareceu-me uma semana.


As pessoas estão sempre com um sorriso estampado na cara, e vendem aquilo que produzem, não se vendo pessoas a pedir a quem quer que passe.

A realidade, talvez por ser diferente torne tudo uma aventura, e quem não tiver esse espírito, tem que o ganhar lá.


O facto de eu estar com a minha familia, ajudou a gostar ainda mais de lá estar, e quem
conhece partilha da mesma opinião.
Qualquer local onde se vá, é um sítio ideal para uma fotografia, e encontra-se sempre algo que cá se vê na forma já preparada, tendo outra piada.




As conversas, quer de noite quer de dia prolongam-se, as praias grandes e quase por estrear, são boas opções.

Acho que antes de ouvirmos os meios de comunicação devemos falar directamente com quem lá esteve pois a opinião é unânime : Vale a pena experimentar.





domingo, 26 de agosto de 2007


Ser grande

Para ser grande, sê inteiro:
Nada teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa.
Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda brilha,
Porque alta vive.


Autoria de Fernando Pessoa

Luta pela sobrevivência







Olá boa tarde :)


Espero que este final de fim de semana (desculpem a redondância), esteja a correr bem.
Hoje queria falar, sobre um assunto, que pude assistir ontem, e várias vezes já vi, que é a Luta pela Sobrevivência.

Ontem, quando fui dar comida a um gato que se encontrava perto da minha casa, reparei num certo ruído, ruído este que se devia ao facto de um outro gato, na mesma situação, entender que aquela comida lhe pertencia.É mais que compreensível, pois a Lei do Mais Forte, está sempre em prova, e neste caso, para este 2º gato eliminar o outro do seu território não foi dificil.
Isto serviu-me como introdução para o tema que hoje vou expôr aqui.

Hoje em dia, as pessoas , vêm como bem essencial para a sua sobrevivência, sobretudo a tecnologia.
Esta é quase como que um cerébro, que nós diz quais os nossos movimentos, como e quando tomar esta opção, quando desligar, quando ligar, e nós por vezes submetemos-nos a ela.Encarna-se o papel de um personagem, e assim temos que lutar pela sobrevivência desta.Falo por exemplo no meu caso, que é a internet, á qual eu já dediquei bastante mais tempo do meu dia.
Mas não querendo mudar o tema para tecnologia...
Desde sempre todos os seres vivos lutam para sobreviver, para garantir que a espécie se preserve, os indivíduos da mesma espécie têm de conviver entre si, através de relações mais ou menos temporárias.
Estas relações podem ser benéficas ou prejudiciais.
As relações podem complicar-se quer pelo alimento, pela família, território, luta por um posto mais alto...

O mimetismo, é muito usado, e aqui entende-se bem, a forma como um animal se adapta ao ambiente que o rodeia, para que esteja em segurança.
Mas todos eles têm sentido, e em todos os momentos da vida, vamos lutando pela sobrevivência para que a nossa vida se não melhorar, que se mantenha.



Obrigada por terem estado aqui.

sábado, 25 de agosto de 2007

Rudebox







Olá.
Espero que esteja tudo bem convosco.

Vitória, vou no 2º texto, espero que leve isto em frente.

A chuva acho que está a levar a minha inspiração com ela...
Mas tenho alguma, e vou falar de um tema que acho importante para os dias de hoje.
O facto de qualquer pessoa, poder estar naquela caixinha, e sujeitar as pessoas a verem-na mesmo que ela tivesse mais jeito para estar a trabalhar noutra coisa qualquer menos pôr as pessoas a verem-na.

Tenho pena que muita gente com talento (como eu hehe), estejam sem um lugar merecido num local onde possam mostrar os seus dotes, e uma pessoa qualquer, esteja em horário nobre, a mostrar como fazer umas piruetas muito mal feitas.
Muitos programas bons, que são promissores, neste país servem apenas para aqueles que ainda gostam de os ver, pois as novelas, os filmes sem qualidade, e meia dúzia de concursos para pôr pessoas ditas 'célebres', a mostrar a sua forma de comer, de dormir, ressonar, discutir, a substituir os bons programas.

Mesmo as crianças, de pequenas começam com o mágico e o encantado a subir-lhes pela cabeça, e penso que isso não é o mais indicado, pois os principes, e os contos de fadas, não existem.
Isto é de extremos, ou temos um lindo desenho animado, ou temos um monstro tão assustador que só falta sair do televisor, e devorar a pobre criança.
Acham que ela sabe distinguir o bem e o mal?
Depois agora também há aqueles filmes, que não têm qualquer maldade em que diz > 12, ou acompanhados pelos pais, e aqueles que só servem para pôr a criança cheia de dúvidas impróprias para a sua idade, que nem esse sistema têm.

Tenho pena, que os concursos de cultura geral sejam vistos por muitos como uma alternativa aos comprimidos para dormir.

Então porque é que muitas daquelas pessoas que seguem a carreira da representação, são postas á prova com notas bastante altas, o que eu não discordo, pois acima da representação estão os estudos, e depois são trocados por pessoas sem o mínimo de competências?

Isto foi apenas um desabafo, daquilo em que a nossa televisão se tornou.
Sei que não é com isto que ela vai mudar, pois quem tem que mudar não é ela, ela limita-se a mostrar o que as pessoas escolhem.

Espero voltar em breve, e que vocês comentem.

Até mais.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Primeiro texto

Olá muito boa noite.

Isto dos blogs para mim não é novidade, mas infelizmente aos outros não pude dar muita atenção, espero que este seja diferente.

Os blogs, são sitios muito importantes não haja dúvida, pois podemos falar de vários assuntos, debater, perguntar, afirmar, aqui tudo é possível, claro que com conta peso e medida.

Um assunto que me questiono, e é normal na minha faxa etária, é o tão abordado tema dos cursos.
E o assunto pioneiro que aqui vou lançar.
Questiono-me muitas vezes qual a profisão que no mundo de hoje, em Portugal, e já começa a ser noutros paises, que é aquela profissão, ou apenas a profissão, que promete algum futuro.
Eu escolhi a área das Letras, Ciências Sociais e Humanas, e não me arrependo nada, apesar do curso ainda não ter começado sei que foi a escolha mais acertada que poderia ter feito, pois é a área em que me sinto mais qualificada, mas tenho pena que as pessoas sigam todas o curso que não querem, apenas por verem este ou aquele como que arrumado.
Eu estou indecisa quanto á profissão, mas nestes dois anos que me restam espero sinais, para me decidir entre as que penso.
Acho que está muito dificil para qualquer jovem, ou para quem já escolheu, já terminou e está a trabalhar no oposto.
É por isso que acho que devemos escolher o que verdadeiramente queremos, pois o dinheiro não é tudo, a felicidade sim.

Termino assim este meu primeiro texto, com um assunto que diariamente se vê.
Espero que comentem.
Obrigada.

© oblogdocorte 2007. Todos os direitos reservados